Corpo de Bombeiros encontra caixa-preta de avião que caiu no interior de São Paulo
A caixa-preta da aeronave da empresa baiana Abaeté foi encontrada, na tarde de quinta-feira (24), por equipes do Corpo de Bombeiros, como confirmado pela corporação. O avião de pequeno porte caiu no município de Santa Branca, no interior de São Paulo, na noite desta quarta-feira (23), e ocasionou a morte dos cinco ocupantes da aeronave.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), através de nota, confirmou que a caixa-preta foi achada e será enviada para o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do órgão, em Brasília (DF), para apuração.
As buscas pelo equipamento foram feitas em conjunto com equipes da Força Aérea Brasileira. Agora, ele será analisado por militares do Seripa 4, órgão regional do Cenipa em São Paulo, responsável pela investigação do acidente.
O material apurado é relativo as conversas entre piloto e copiloto, já que o aparelho gravava apenas voz e não armazenava informações do voo: velocidade, altitude e pressão atmosférica, dentre outras, em função do avião ser de um modelo antigo. Com os dados obtidos, os oficiais desejam definir o que houve nos momentos finais do voo.
De acordo com o Cenipa, o objetivo da caixa-preta é identificar as causas e ajudar na prevenção deles. Para o órgão, não se estabelecem culpados pelo desastre aéreo nesta etapa investigação.