PF faz busca contra suspeitos de ataque hacker a sistema da Anvisa

PF faz busca contra suspeitos de ataque hacker a sistema da Anvisa

A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão em Porto Velho nesta quarta-feira (23) por uma invasão a sistemas informatizados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O grupo suspeito teria usado o sistema da agência para fazer a chamada mineração ilegal de criptomoedas. A investigação do caso é comandada pela operação Criptojacking.

Em linhas gerais, o crime consiste no uso indevido de computadores ou dispositivos móveis para a criação e negociação de criptomoedas.

Segundo a investigação, os hackers tentaram extrair arquivos da Anvisa, que restaurou o sistema e não detectou perdas.

Os investigados poderão responder pelos crimes de invasão de dispositivo eletrônico e de interrupção de serviço telemático (comunicação à distância) de interesse público.

Com a recorrência de ataques cibernéticos a sistemas federais, a PF também tem em curso operações para investigar episódios semelhantes. É o caso da Data Breach, deflagrada na última quarta-feira (16), que investiga a invasão ao sistema da própria PF.

Anteriormente, a operação Gold Digger também foi iniciada, dessa vez para apurar o desvio de R$ 15 milhões em recursos públicos feito por meio de uma invasão ao Siafi, sistema de pagamentos da administração federal.

Mariana Brasil/Folhapress