Projeto Agência de Notícias nas Escolas da Bahia é destaque em evento no RN
Na manhã desta terça-feira (10), durante o Seminário “Desafios e Experiências da Educação no Nordeste”, realizado na cidade de Natal (RN), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) apresentou a experiência exitosa do projeto Agência de Notícias nas Escolas. O evento, que reúne secretários de Educação de nove estados e suas equipes técnicas, tem a proposta de compartilhar experiências das redes estaduais de ensino a partir de práticas inovadoras que integram tecnologia e Educação.
A coordenadora de Políticas para Juventude em Processos Educacionais da SEC (Cogepe), Larissa Lima, destaca a importância do seminário para o fortalecimento da Educação no Consórcio Nordeste e, também, para a projeção nacional das ações exitosas. “É um espaço de troca de experiências, de incentivo à articulação e fortalecimento das ações em rede. A Secretaria da Educação e o Instituto Anísio Teixeira (IAT) apresentaram o Programa Agência de Notícias nas Escolas, que conta com a participação de estudantes, educadores e comunidade escolar, como experiência exitosa na Educação para inspirar os outros Estados.
Por meio do projeto Agência de Notícias Nas Escolas, são trabalhados pedagogicamente conteúdos de língua portuguesa, história, geografia, além da formação crítica dos estudantes, para que eles identifiquem quais informações são verídicas ou falsas. Para orientar os jovens que atuam no projeto, a SEC, através do IAT, promoveu a formação de 81 professores, de 74 municípios, abordando questões sobre educação midiática, instrumentos e sites de checagem de informação e a utilização do jornalismo como proposta pedagógica.
Além da apresentação de experiências exitosas executadas pelos Estados, a programação do Seminário “Desafios e Experiências da Educação no Nordeste”, aberto na noite de segunda-feira (09), e que prossegue até o final desta terça-feira (10), contempla o debate “Conjuntura Educacional no Brasil e no Nordeste” e a formação de Grupos de Trabalho (GTs) para discutir o que aprenderam com as experiências apresentadas e identificar tanto as potencialidades quanto os obstáculos no contexto educacional do Nordeste. O evento é promovido pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, com apoio do Consórcio Nordeste.