Bahia: Avante deve receber novos deputados estaduais e mira vice de Jerônimo em 2026
O salto do Avante no número de prefeitos na Bahia nas eleições de 2024, quando passou de quatro para 60, pode se refletir também na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
“Temos uma relação muito boa com eles e já estamos conversando”, revelou o deputado federal Neto Carletto, que se desfiliou do PP e deve confirmar a ida ao Avante nos próximos dias.
Além deles, os hoje membros do PP Nelson Leal e Felipe Duarte já estão com um pé no Avante. Outro que pode fazer a mesma mudança é Niltinho. Também não estão descartadas as chances de Binho Galinho (Patriota) reforçar a legenda.
Se todas as alterações se confirmarem, o Avante, que atualmente conta apenas com Patrick Lopes como deputado estadual, passará para sete parlamentares, ficando atrás apenas das bancadas do União Brasil (10), PT (9) e PSD (9).
Filiações fora da janela
Caso a expulsão dos deputados estaduais do PL sejam confirmadas, eles já podem se filiar a outro partido a qualquer tempo. Já aqueles que tiverem o aval da legenda para se desfiliar, como pode ser o caso dos parlamentares do PP, precisam ainda da confirmação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para legitimar sua saída.
“Em nenhum dos dois casos os deputados precisam esperar a abertura da janela partidária para se filiar a outro partido”, resumiu o especialista em direito eleitoral, Ademir Ismerim.