LEM: Luís Eduardo Magalhães recebe pela primeira vez em sua história o Selo UNICEF-Município Aprovado 2021/2024

LEM: Luís Eduardo Magalhães recebe pela primeira vez em sua história o Selo UNICEF-Município Aprovado 2021/2024

 

Em solenidade realizada nesta terça-feira (17), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, a cidade de Luís Eduardo Magalhães recebeu pela primeira vez em sua história o Selo Unicef, certificação que reconhece a dedicação da gestão municipal na redução das desigualdades e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

 
 
 
Representaram o município, a articuladora do Selo, Tainá Barbosa, a secretária da Cidadania, Scheilla Bernardes, a diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Melo Amaral, a diretora de Ensino e Aprendizagem, Dora Novaes e o representante do CMDCA, Diego Alves.
 
 
 
 
A Secretária da Cidadania, Scheilla Bernardes, destacou a importância do selo para o município. “O selo Unicef é um reconhecimento dos avanços reais que tivemos no município de 2021 a 2024 na pauta das políticas públicas para a infância e juventude. Somos referência na economia, somos referência na agricultura, agora somos também referência no cuidado de crianças e adolescentes”, concluiu.
 
 
 
 
Três pilares
 
 
O trabalho da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, capitaneado pela Secretaria da Cidadania, em parceria com as pastas de Saúde e Educação, garantiu a certificação internacional ao município, com base em três principais pilares: imunização, evasão escolar e sistemas de proteção.
 
 
 
Melhoria da cobertura vacinal
 
 
De 2020 a 2024, a cobertura vacinal aumentou no município. A tríplice viral, por exemplo, recomendada para adolescentes, tem uma cobertura atual, de 88,52%, resultado de campanhas contínuas e da descentralização do serviço. Bons resultados também para a BCG (73,29%) e Hepatite B (78,84%), que são ofertadas logo após o nascimento. Números acima da média nacional.
 
 
Merenda de melhor qualidade
 
 

Com o objetivo de promover uma educação inclusiva, respeitando as individualidades de cada aluno, além de possibilitar um melhor aprendizado, a Prefeitura investiu de 2021 a 2024, R$ 44 milhões na melhoria da merenda e implementou o desjejum na rede municipal. Atualmente, a rede oferta duas refeições para estudantes que estudam em período parcial e cinco refeições para escolas e creches que funcionam em período integral, incentivando a permanência na escola. Além dos programas de busca ativa.

 

 

Fortalecimento dos órgãos de proteção

 
O fortalecimento dos órgãos de proteção, como o Conselho Tutelar, através do registro e mapeamento das denúncias de violência contra meninas e meninos, para que as políticas públicas municipais fossem mais efetivas na prevenção e punição desse tipo de crime, também fazem parte do escopo para garantia do Selo.