“O Avante tem tamanho para reivindicar espaço na chapa em 2026”, diz Jerônimo Rodrigues
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) disse nesta segunda-feira (25) que o Avante tem todo o direito de reivindicar um espaço na chapa majoritária em 2026. Ele confirmou ainda que a legenda comandada na Bahia pelo ex-deputado federal Ronaldo Carletto pleiteia um espaço maior na gestão na reforma administrativa.
“É justo que pleitei. O Avante tem tamanho para reivindicar espaço na chapa em 2026. Chegou nessas eleições a 60 prefeitos, 500 vereadores, arredondando os números. E isso é uma força. Vai ter dois deputados federais e quatro estaduais. Então é justa a reivindicação. No momento certo, vamos dialogar sobre isso”, disse o governador.
As declarações de Jerônimo foram dadas em coletiva de imprensa durante um encontro promovido pelo Avante com prefeitos eleitos e reeleitos, realizado hoje, num hotel de Salvador. O evento contou com a participação do senador Jaques Wagner (PT), do vice-governador Geraldo Júnior e dos deputados federais Pastor Isidório (Avante) Neto Carletto, que já pediu a desfiliação do PP ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ingressar na legenda comandada pelo tio.
Também estiveram presentes os deputados estaduais Patrick Lopes, que é do Avante, Niltinho (PP), Felipe Duarte (PP), Soane Galvão (PSB) e Vitor Azevedo (PL), todos convidados por Ronaldo Carletto para se filiar ao partido. Desses, Felipe confirmou no encontro de hoje que vai deixar o ninho pepista.
“A gente vai estudar essa possibilidade (de ter o Avante na chapa em 2026) e recebemos com muita alegria esse desejo porque quando uma chapa é forte, os partidos querem participar. E o Avante tem nomes, por exemplo o do próprio Ronaldo Carletto, e outros que poderão compor”, acrescentou Jerônimo.
Reforma administrativa
Jerônimo disse ainda que o Avante demonstrou o desejo de contribuir mais com o governo com a ocupação de novos cargos na reforma administrativa que ele fará até o início do ano que vem.
“Sobre a participação no governo, eu tenho dito que os presidentes e a Executiva estadual, no caso aqui do Avante, colocou à mesa, sim, para a necessidade de continuidade no governo. Tem uma secretaria, que é a Seagre (Agricultura, com o ex-deputado estadual Tum), e pleiteou, sim (mais espaços). Pedi ao Carletto uma semana para que a gente possa ver qual é o cenário que a gente pode garantir a participação do Avante”, contou o governador.
Nas últimas semanas, Jerônimo tem participado de conversas bilaterais com dirigentes partidários visando tratar da reforma administrativa e também da avaliação das eleições municipais. Nos próximos dias, ele deve se encontrar com o Solidaridade e Podemos. Também vai agendar uma conversa com o PP.
Além disso, o governador tem participado de encontros com prefeitos eleitos e reeleitos das siglas da base aliada. Semana passada foi com o PSB. Hoje, com o Avante. Ainda esta semana, Jerônimo participa do encontro promovido pelo MDB.
Fonte: Política Livre