Operação Força Total prende 25 pessoas em flagrante na Bahia

Operação Força Total prende 25 pessoas em flagrante na Bahia

Newsletter

Assine a receba os nossos conteúdos em primeira mão e exclusivos.

Nome

E-mail

Li e concordo com os Termos de Uso e a Política de Privacidade do Bahia Noticias

Assinar

Artigos

Luiz Caetano

Foto: Divulgação/ PT Bahia

Camaçari, presente e futuro

Ver mais

Entrevistas

Ronaldo Carletto fica dividido por posto em majoritária e aponta "desejo válido" de Rui Costa em disputar Senado

Foto: Divulgação

A formação da chapa majoritária para 2026, do grupo governista já começou a ser rascunhada. Segundo o presidente estadual da legenda Ronaldo Carletto ainda não existe definição sobre seu futuro político, ficando dividido em “disputar” ou “não disputar” um cargo eletivo. 

Ver mais

“Não existiria Baiana System se não tivesse Ilê Aiyê”, afirmam Russo Passapusso e Roberto Barreto em show especial na Concha

sexta-feira, 01/11/2024 - 20h50

Por Laiane Apresentação / Eduarda Pinto

Foto: Laiane Apresentação / Bahia Notícias

 

Presentes no show de comemoração aos 50 anos do Ilê Aiyê na Conha Acústica, nesta sexta (1°), os representantes Russo Passapusso e Roberto Barreto ressaltaram a influência do Mais Belo dos Belos na musicalidade e representatividade na música baiana. Ao Bahia Notícias, os músicos afirmaram que “Não existiria Baiana System se não tivesse Ilê Aiyê”

 

“Não existiria Baiana System se não tivesse Ilê Aiyê. 50 anos de Ilê Aiyê e a gente está aqui fazendo essa celebração junto, trata-se de identidade, de a gente se reconhecer, entender exatamente o propósito da música em relação a tudo que a gente faz”, disse o vocalista e um dos representantes da banda, Russo Passapusso. 

 

Em sua fala, o músico ressalta ainda a relevância do bloco na atualidade: “Então assim, não é um processo de resgate, Ilê Aiyê não é passado, Ilê Aiyê tem pé no futuro. Quando a gente ouvir com cada vez mais atenção, a gente tem todo esse desmembramento que ensina pra gente até hoje no Baiana e diversos outros artistas que passaram por esse caminho. Então é raiz e é fruto”, conclui Russo. 

 

O guitarrista Roberto Barreto, por sua vez, detalhou o histórico da evolução musical baiana atrelada aos blocos afro. 

 

“Como o baiano tem isso muito presente e a gente tem visto isso nos depoimentos de todo mundo, quando tem falado dessa importância há 50 anos. Neguinho do Samba, Abral, Malê, tudo que veio depois e tudo que a gente conheceu como escola de percussão e do que é essa percussão de rua. Muitas influências, são muitas escolas de bateria dentro do Ilê Aiyê que vão se formando e que vão se ramificando até Cortejo Afro”, diz.  

 

“Hoje acho que é uma celebração que é muito maior, é uma celebração que tem a ver com a história do Carnaval da Bahia, tem a ver com tudo que veio depois, tudo que você falar de indústria [musical], tem a ver com o Ilê Aiyê”, conclui Barreto. 

 

NOVO PROJETO PARA 2025 

 

Ao citarem os 40 anos do Axé, enquanto estilo musical, a banda promete uma “renovação” para o ano que vem e o lançamento de um novo projeto para 2025. “Acho que a gente vai entrar com a renovação, porque o Carnaval é sempre uma renovação. A gente está aqui celebrando um ponto de partida que permeia todo o processo de composição, de música, de encontros musicais, de criações, de tudo isso”, define Russo Passapusso. 

 

“A gente, no Carnaval, a gente vai trazer muitas novidades, tá trabalhando há três anos pra isso. E vai ser um tema que com certeza vai fincar, nesses 40 anos, essa relação da música, do axé, de toda essa luta que a gente tem de celebração do samba reggae. O samba reggae é o futuro”, revela.

Criança de cinco anos é morta após ser baleada na Baixada Fluminense

sexta-feira, 01/11/2024 - 20h40

Por Redação

Foto: Reprodução / Arquivo pessoal

Uma criança de cinco anos morreu, nesta sexta-feira (1°), após ter sido baelada a Estrada Miguel Pereira, em Japeri, na Baixada Fluminense (RJ). Identificada como Carlos Eduardo Cabral de Moura, a vítima foi levada para o Hospital Municipal de Japeri, mas não resistiu aos ferimentos.

 

Ao G1, a Polícia Militar do Rio de Janeiro alegou que agentes do Segurança Presente estavam parados em frente a uma escola quando, ao deixar o local, ao lado do mercado de onde Carlos saía com a mãe, o veículo foi alvejado por tiros que vieram da comunidade Morro do Sapo. Segundo a PM, os policiais não teriam reagido e não se feriram.

 

A Secretaria Municipal de Saúde do município informou que a criança chegou em parada cardiorrespiratória e foi atendida por dois pediatras, um clínico da rotina e um especialista em ortopedia e traumatologia (diretor do hospital) na sala vermelha, mas não resistiu.

 

O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense. O menino estudava na Escola Municipal Darcílio Ayres Raunheitti. A prefeitura se solidarizou com a família e amigos junto com as secretarias de Saúde e Educação. 

Programa Raul Gil pode sair do ar no SBT após 14 anos

sexta-feira, 01/11/2024 - 20h20

Por Folhapress

Foto: Divulgação

O Programa Raul Gil pode deixar a programação do SBT ainda no final de 2024.
 

A emissora já teria conversado com o apresentador sobre a possibilidade, sem chegar a um acordo final. Segundo o colunista Sandro Nascimento, do NaTelinha, o clima é de apreensão nos bastidores da produção.
 

O Programa Raul Gil tem sofrido as consequências de uma mudança na programação do SBT em 2024. O faturamento teria caído desde que a atração passou a ser exibida ao meio-dia dos sábados, numa faixa horária que não é exibida para todo o Brasil.
 

O programa está no ar há 14 anos como um esquema de "parceria" na emissora. Neste formato, o programa e o SBT dividem os lucros obtidos após o pagamento de todas as despesas da produção.
 

Raulzinho, filho de Raul Gil e diretor do programa, não se manifestou sobre o caso. A emissora também não comunicou nenhuma decisão.
 

Raul Gil já havia dito que poderia se aposentar em 2024. Ele falou sobre o assunto quando foi homenageado pelo Domingão com Huck, na TV Globo. "Eu me aposento em 2024. Não faço mais televisão. Vou ficar até o fim desse ano e parar", disse ele na época.
 

No entanto, o apresentador voltou atrás recentemente, quando disse que vai seguir na TV enquanto puder. "Eu não. Aposentar só quando eu morrer... Eu já pensei em me aposentar, mas não dá. Eu nasci, e o palco é minha vida", prometeu ele no programa "The Noite", em outubro.

Secretária de Educação de Goiás é criticada após falas polêmicas em live: “Está passando fome? Tem que achar um trabalho que ganhe mais”

sexta-feira, 01/11/2024 - 20h00

Por Redação

Foto: Reprodução

A secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, foi alvo de polêmicas após respostas polêmicas durante uma transmissão ao vivo, no dia 24 de outubro, com professores da rede estadual em que anunciou uma reestruturação no plano de carreira de professores.

 

Um dos professores havia reclamado da questão da remuneração da classe, afirmando que a questão não era “sobre um aumento, mas sobre passar fome”. A secretária retrucou dizendo que o docente precisava trocar de área. “Aí tem que deixar o serviço. Está passando fome? Tem que achar um trabalho que ganhe mais, porque na Educação você já entrou sabendo quanto seria seu salário”, afirmou.

 

Outra professora, Roberta da Silva Batista, perguntou à secretária o motivo de professores contratados não poderem acompanhar filhos no médico e terem suas faltas abonadas por atestado. Gavioli respondeu dizendo que a professora não era “obrigada a trabalhar” e que “deveria pedir exoneração”.

 

“Você não é obrigada a trabalhar, não. Se você for um contrato e você acha que você tem de ter um emprego que libera para ir ao médico, você precisa sair, porque a lei é federal”, afirmou a secretária. Ela ainda comentou: “Quer trabalhar em um lugar que você possa ter liberdade de ir e vir, mas a lei federal te proíbe, eu acho que você deveria pedir exoneração”.

 

PROFESSORA DEMITIDA

A situação se agravou quatro dias após a transmissão, quando Roberta foi demitida da escola que trabalhava, na cidade de Padre Bernardo, no leste goiano. A professora contou ao G1 que estava trabalhando normalmente quando foi chamada pela direção e informada que o contrato foi rescindindo por estar vencido.

 

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação de Goiás (Seduc-GO) negou ter havido qualquer tipo de perseguição contra a professora, e afirmou que o contrato foi encerrado porque estava vencido.

 

Ao G1, a secretária afirmou que respondeu mal aos servidores: “Todo ser humano, por mais controlado que seja, tem horas que você realmente dá uma resposta até que depois se arrependa, eu não vou negar”.

 

Roberta também lamentou o ocorrido e afirmou que a pergunta foi feita sem intenção de atacar. O seu filho de 11 meses precisou de uma consulta médica em agosto e, após acompanhá-lo, entregou um atestado na escola. Ao receber o seu contracheque, no entanto, a professora percebeu que o dia havia sido descontado.

 

O novo Plano de Carreiras da Educação, aprovado na semana passada, alterou o bônus mensal de R$ 2 mil para os professores, chamado de gratificação por regência. Agora, se o professor contratado faltar mais de três dias no mês, ele perde o direito a este bônus.

Ilê Aiyê anuncia última comemoração dos 50 anos em passeata no Curuzu

sexta-feira, 01/11/2024 - 19h40

Por Laiane Apresentação / Eduarda Pinto

Foto: Laiane Apresentação / Bahia Notícias

Em show especial na Concha Acústica em comemoração ao aniversário de 50 anos do Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro da capital baiana, a direção da entidade confirmou, nesta sexta-feira (1°), o encerramento das comemorações oficiais, que tiveram início no Carnaval, ainda no mês de novembro. As festividades da Boda de Ouro do “Mais Belo dos Belos” deve ocorrer no dia 23 de novembro, sábado, em uma passeata pelo Curuzu, onde o bloco nasceu e está sediado até hoje. 

 

 

A passeata fará o caminho contrário ao tradicional desfile de Carnaval e sairá do Plano Inclinado da Liberdade, em frente a entrada do Curuzu, e seguirá até a Senzala do Barro Preto, sede do Bloco. Em discurso durante a comemoração desta sexta, o fundador do bloco, Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê, relembrou com bom humor os propósitos da criação do Ilê. 

 

LEIA MAIS: 

 

“Hoje nós estávamos contando, nós nunca tivemos essa expectativa [de longevidade]. Nós sabíamos das dificuldades  quando criamos o Ilê Aiyê. Da perseguição, da ditadura, mas o Ilê Aiyê não é 51, mas é uma boa ideia”, disse entre risos. “Fico muito feliz de termos dado uma contribuição para uma cidade menos perversa. Ainda não está contemplado, mas vai ficar melhor, é só dar mais um pouco na cultura e na educação”, afirma. 

 

Ao citar as dificuldades do cenário baiano, o representante do bloco destaca: “É muito triste ver que Salvador é a cidade mais negra, uma alma negra, capital da negritude, mas também é a cidade onde o racismo se instalou e se deu bem. Então, vocês não imaginam o que é para manter uma entidade porque, se nós tivéssemos criado só um bloco de Carnaval já teria dificuldade e para nós, através de minha mãe, criar um projeto social é muito complicado. É muito bonito fazer filantropia, mas tem que ter recurso”, conclui. 

Prefeitura de Camaçari suspende ônibus de transporte gratuito universitário até o final de 2024

sexta-feira, 01/11/2024 - 19h36

Por Redação

Foto: Reprodução / Prefeitura de Camaçari

A prefeitura de Camaçari anunciou a suspensão do Programa de Transporte Social, Técnico e Universitário (TSTU) por um período de 60 dias, nos três períodos do dia, a partir da próxima segunda-feira (4). O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (1º), por meio da Coordenação de Transporte Universitário (CTU), vinculada à Secretaria de Serviços Públicos (Sesp).

 

O serviço de transporte universitário é gratuito, e possui roteiro para as instituições de Ensino Superior localizadas em Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho.

 

Segundo publicação da assessoria da prefeitura, a medida foi tomada em razão de “ajustes orçamentários”. O Executivo de Camaçari também afirmou que “caso os estudantes atendidos pelo programa TSTU tenham alguma dúvida, devem entrar em contato com o pessoal da coordenação do serviço de transporte universitário”.

Em análise no Congresso, projeto remaneja orçamento para execução de despesas da Justiça no final do ano

sexta-feira, 01/11/2024 - 19h20

Por Redação

Foto: SJBA

O Congresso está analisando um projeto (PLN 32/24) para abertura de crédito suplementar no orçamento de 2024 no valor de R$ 13,3 milhões para as justiças Federal e Eleitoral. A proposta será analisada pela Comissão Mista de Orçamento e, em seguida, pelo plenário do Congresso Nacional (sessão conjunta de Câmara dos Deputados e Senado Federal).

 

Conforme informações da Agência Câmara, os recursos sairão do próprio sistema de Justiça, por meio de remanejamentos internos.

O dinheiro será usado para:

 

  • cumprir o cronograma de execução da construção do edifício-sede 2 da Seção Judiciária em Salvador (BA);
  • realizar serviços de instalação de sistemas de combate a incêndio na reforma do complexo de imóveis da seção judiciária em Goiânia (GO);
  • fazer obras de substituição das esquadrias externas do edifício-sede da seção judiciária de Porto Alegre (RS);
  • realizar obras de recuperação das fachadas externas e a modernização dos sistemas de nobreakes do edifício-sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região em Porto Alegre (RS);
  • pagar diversas despesas do Tribunal Regional Federal da 6ª Região;
  • comprar carros híbridos para renovar a frota do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso;
  • comprar 661 microcomputadores e de 53 notebooks para o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

Maestro da Orquestra Afrosinfônica, Ubiratan Marques comenta relação com Ilê Aiyê: “Somos filhos desse movimento”

sexta-feira, 01/11/2024 - 19h19

Por Laiane Apresentação / Leonardo Almeida

Foto: Laiane Apresentação / Bahia Notícias

Participando da celebração dos 50 anos do Ilê Aiyê, o mastro da Orquestra Afrosinfônica, Ubiratan Marques, comentou sobre as influências do bloco sobre a orquestra e ressaltou a história do Ilê Aiyê. Em entrevista nesta sexta-feira (1º), o músico afirmou que o grupo o qual ele coordena é “filho” do bloco afro e analisou que toda melodia brasileira “é fundamentada na música de matriz africana”.

 

“A Afrosinfônica ela só existe por causa do Ilê, nós somos filho desse movimento. Então toda essa resistência nesses 50 anos de luta, eles, na verdade, acabaram surgindo essas variações do que eu chamo dos filhos desse movimento. E nós somos um filho, um dos filhos do Ilê Aiyê, eles são a nossa grande referência”, disse Ubiratan.

 

O maestro também avaliou que todo o cenário musical brasileiro possui influência da cultura africana. Ele citou, por exemplo, o samba e os maracatus, além dos blocos do Carnaval de Salvador.

 

“Eu costumo dizer o seguinte: A música brasileira, ela tá toda fundamentada na música de matriz africana. Os Guardiões são os terreiros e todas as manifestações que saem dos terreiros. São os sambas, as variações Maracatu e suas variações. os blocos afros e suas variações que é o carnaval da Bahia. Tudo isso se deve a esses blocos, principalmente ao Ilê Aiyê”, afirmou o maestro.

 

A orquestra também realizou a abertura das celebrações dos 50 anos do Ilê Aiyê. Veja:

 

INSS terá força-tarefa para desbloqueio do BPC nas agências da Previdência

sexta-feira, 01/11/2024 - 19h00

Por Cristiane Gercina | Folhapress

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) montará, a partir de segunda-feira (4), uma força-tarefa para atender aos beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) que tiveram a renda bloqueada por falta de atualização no CadÚnico (Cadastro Único dos Programas Sociais).
 

O reforço de servidores para atendimento presencial nas agências da Previdência Social vai durar 90 dias e tem como objetivo prestar auxílio aos cidadãos que procuram o órgão sem agendamento.
 

Segundo o INSS, os locais têm estado lotados por causa dessa demanda, que poderia ser resolvida a distância, pela Central Telefônica 135.
 

Mais de 800 mil beneficiários ainda não regularizaram seus dados no CadÚnico e correm o risco de perder o BPC, que paga um salário mínimo a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência de famílias carentes, cuja renda por pessoa seja de um quarto do salário mínimo.
 

As informações são de que os primeiros bloqueios de pagamentos começaram a ser sentidos nesta sexta (25), quando o INSS deu início ao calendário da competência de outubro. A renda é paga conforme o final do número de benefício, desconsiderando o dígito verificador. Os depósitos vão até 7 de novembro.
 

O pente-fino no BPC começou em julho, com a convocação de 1,2 milhão de segurados em parceria entre o MDS (Ministério do Desenvolvimento, Família e Assistência Social) e o Ministério da Previdência. Embora a renda seja liberada pela assistência social, quem paga o benefício é o INSS.
 

A regularização do cadastro é feita no Cras (Centro de Referência da Assistência Social) dos municípios e tem prazo. Nas localidades de até 50 mil habitantes, a data-limite para atualização é de até 45 dias. Nos municípios com mais de 50 mil habitantes, o prazo é de até 90 dias.
 

Há casos, no entanto, que a regularização deve ser feita em até 30 dias. São duas situações: beneficiários que não atualizam os dados há mais de 48 meses (quatro anos) e cidadãos que nunca se inscreveram no Cras, mas recebem o benefício.
 

O prazo final venceria no fim de outubro, mas foi estendido, com mudança da data inicial da portaria de convocação para o pente-fino. No entanto, os primeiros bloqueios começaram a ser sentidos no pagamento de outubro.
 

Procurado, o MDS nega que tenha feito bloqueios na renda, mas em seu site há orientações aos segurados de como fazer o desbloqueio da renda.
 

"O MDS orienta que quem teve o Benefício de Prestação Continuada bloqueado por falta de inscrição no Cadastro Único deve ligar para o telefone 135. O procedimento permitirá o desbloqueio do BPC em até 72 horas. O número é o canal oficial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)", diz o texto.
 

"Na ligação para o 135, o beneficiário deve informar que está regularizando sua situação no Cadastro Único. A partir disso, o beneficiário terá um prazo para realizar a inscrição ou a atualização cadastral. A central 135 atende ligações gratuitas de celular e telefone fixo."
 

TIRE SUAS DÚVIDAS
 

Como será a força-tarefa do INSS?
 

Portaria interna distribuída nesta sexta aos servidores informa as regras. Serão convocados segurados que têm experiência ao público e estão em regime de trabalho a distância. A preocupação é que seja feito atendimento com orientações a essa população considerada mais vulnerável.
 


 

Como desbloquear o BPC?
 

O cidadão convocado para atualizar os dados ou fazer a inscrição no CadÚnico deve se dirigir a um Cras, levando seus documentos e os documentos familiares que comprovem a condição social.
 

O segurado pode ligar na Central 135 e fazer a comunicação de que está regularizando sua situação. Se preferir, poderá o posto do INSS e fará o registro de comparecimento à agência da Previdência. Tanto nas ligações para o 135 quanto no comparecimento, o desbloqueio do pagamento ocorre em até 72 horas.
 


 

Quem precisa reguralizar os dados?
 

O cidadão será informado pelo INSS que precisa regularizar a situação. Para isso, é preciso acessar o aplicativo ou site Meu INSS. Lá, haverá um aviso sobre o bloqueio e o possível corte do benefício.
 

O aviso também é distribuído na rede bancária, quando o beneficiário do BPC vai receber a renda.
 

Estão sendo convocados segurados que não passaram por atualização cadastral há mais de 48 meses e quem nunca foi inscrito no CadÚnico.
 

Até agora, segundo dados da Previdência Social, das 505 mil pessoas que precisam fazer seu cadastro no Cras (Centro de Referência da Assistência Social), apenas 200 mil o fizeram. Faltam 305 mil.
 

E das 640,7 mil que estão com os dados desatualizados há mais de 48 meses e foram notificadas por isso, só 71.237 tomaram ciência da notificação e outras 73.197 atualizaram as informações, ou seja, 517.571 não tomaram ciência da notificação nem compareceram ao Cras.

Prefeitura de Salvador realiza pesquisa pública sobre qualidade do transporte coletivo

sexta-feira, 01/11/2024 - 18h40

Por Redação

Foto: Bruno Concha/Secom - PMS

A partir de 5 de novembro, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), iniciará a aplicação da pesquisa QualiÔnibus com passageiros dos sistemas de transporte do município. A pesquisa será aplicada em diversas linhas de ônibus e do BRT Salvador durante os dias úteis entre as 5h30 e 19h30. 

 

Os passageiros responderão a um questionário que avalia 16 fatores da qualidade do sistema, incluindo disponibilidade, rapidez, confiabilidade, conforto nos pontos de ônibus e dentro dos veículos, segurança pública e em acidentes, exposição a ruído e poluição, além de itens sobre atendimento, informações, formas de pagamento e custos.

 

Para o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller, a pesquisa oferece aos usuários a oportunidade de contribuir com sugestões de melhorias. “Essa vai ser uma importante oportunidade para que os usuários dos sistemas de transporte público do município possam avaliar a qualidade dos serviços e contribuir para a cidade”, ressaltou.

 

Em parceria com a Associação das Empresas de Transporte de Salvador (Integra) e o WRI Brasil, esta é a segunda vez que Salvador aplica a pesquisa QualiÔnibus – ferramenta que também é usada por outras capitais, como Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza e Recife. A Prefeitura de Salvador faz parte do grupo desde 2019.

Prefeitura de Salvador realiza pesquisa pública sobre qualidade do transporte coletivo

sexta-feira, 01/11/2024 - 18h40

Por Redação

Foto: Bruno Concha/Secom - PMS

A partir de 5 de novembro, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), iniciará a aplicação da pesquisa QualiÔnibus com passageiros dos sistemas de transporte do município. A pesquisa será aplicada em diversas linhas de ônibus e do BRT Salvador durante os dias úteis entre as 5h30 e 19h30. 

 

Os passageiros responderão a um questionário que avalia 16 fatores da qualidade do sistema, incluindo disponibilidade, rapidez, confiabilidade, conforto nos pontos de ônibus e dentro dos veículos, segurança pública e em acidentes, exposição a ruído e poluição, além de itens sobre atendimento, informações, formas de pagamento e custos.

 

Para o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller, a pesquisa oferece aos usuários a oportunidade de contribuir com sugestões de melhorias. “Essa vai ser uma importante oportunidade para que os usuários dos sistemas de transporte público do município possam avaliar a qualidade dos serviços e contribuir para a cidade”, ressaltou.

 

Em parceria com a Associação das Empresas de Transporte de Salvador (Integra) e o WRI Brasil, esta é a segunda vez que Salvador aplica a pesquisa QualiÔnibus – ferramenta que também é usada por outras capitais, como Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza e Recife. A Prefeitura de Salvador faz parte do grupo desde 2019.

Prefeito de Camaçari demite todos os servidores comissionados da administração; secretários e diretores são mantidos

sexta-feira, 01/11/2024 - 18h35

Por Redação

Foto: Reprodução / Prefeitura de camaçari

O atual prefeito do município de Camaçari, Elinaldo Araújo (União), em decisão publicada no Diário Oficial do município, acaba de exonerar todos os funcionários de cargos comissionados e ocupantes de funções de gerenciamento e assessoramento. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (01).

 

Imagem do decreto publicado no Diário oficial da Prefeitura | foto: Montagem / Bahia Notícias

 

O atual prefeito é um crítico de Luiz Caetano e apoiou o candidato Flavio Matos (União) nas eleições. No entanto, Flavio Matos foi derrotado pelo ex-prefeito Luiz Caetano (PT), que assumirá a gestão do município a partir de 2025. 

 

No decreto publicado, também fica claro que a decisão mantém exclusivamente os cargos dos agentes políticos nomeados como Secretários Municipais, além dos Diretores das autarquias e empresas públicas municipais.

Fundador do Ile Aiye, Vovô fala sobre reconhecimento dos 50 anos do bloco afro: “Não posso fazer sozinho”

sexta-feira, 01/11/2024 - 18h25

Por Laiane Apresentação / Ana Clara Pires

Foto: Laiane Apresentação / Bahia Notícias

O fundador do Ilê Aiyê, Antônio Carlos “Vovô”, definiu que para o legado do bloco afro perdurar por anos é necessário que a sociedade reconheça que “Salvador é uma cidade negra”. Vovó conversou com a equipe do Bahia Notícias durante o show em comemoração aos 50 anos do Ilê.

 

“Falta tratamento igualitário, falta começar a reconhecer que Salvador é uma cidade negra. Dizemos que Salvador é a capital afro e a terra do Axé, a roma negra, mas aqui o Apartheid funciona muito forte. O racismo se instalou, não adianta todo mundo reconhecer que é uma cidade negra e o negro sempre ser vilão até provar que não”, declarou Vovô.

 

Ele finalizou declarando que faltam gestores negros na política. “Nós temos uma campanha desde 2005, eu quero alguma mulher negona governando nessa cidade. Eu quero ver um prefeito ou uma prefeita negra. Mas não depende só dos partidos, depende do povo negro votar certo. Branco não vota em negro e negro não vota negro. Ficará difícil e eu sozinho não consigo resolver isso”, completou.

 

No evento, também estavam presentes os diretores do bloco, Macalé Santos, um dos fundadores do Ilê, o diretor artístico Elísio Lopes Jr.

 

“Daqui a pouco ela vai pedir voto impresso” ironiza Débora Regis após pedido de recontagem de votos

sexta-feira, 01/11/2024 - 18h20

Por Redação

Foto: Reprodução / Redes Sociais

A prefeita eleita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), comentou nesta sexta-feira (01) sobre o pedido de recontagem dos votos no município feito pela coligação “Lauro do lado certo para avançar cada vez mais”, do candidato Antonio Rosalvo (PT), aliado da atual gestora, Moema Gramacho (PT). Para Débora, o grupo de Moema não respeita a democracia. 

 


“Moema não respeita a democracia, demonstra que não tem qualquer apreço pelo Estado Democrático de Direito nem pelo voto popular. Questionar o resultado de uma eleição legítima é coisa de negacionista, coisa de quem não respeita a soberania popular. Do jeito que vai, daqui a pouco ela vai pedir voto impresso”, disse Debora. 

 


A prefeita eleita também lembra sobre perseguição sofrida contra ela a partir de um processo de cassação de seu mandato de vereadora por articulação de Moema. “Moema moveu mundos e fundos para me perseguir, tentou ganhar a eleição no tapetão. Agora, ela não se contenta e pede recontagem dos votos, em claro desrespeito à soberania popular”, relembra a prefeita eleita.  

 


Mesmo não assumindo, Debora alegou que enfrentou a força da máquina comandada por Moema e que saiu vencedora da disputa pela vontade do povo. “Só Deus e eu sabemos o que eu passei nessa eleição. Mas o povo deu a resposta e mostrou que cansou desse modelo autoritário e perseguidor de Moema, que acabou com a cidade. Agora, como se não bastasse, ela quer tumultuar. É uma vergonha”, salientou.

Seu próximo lar está a menos de um clique no BN Imóveis

sexta-feira, 01/11/2024 - 18h15

Por Redação

Foto: BN Imóveis

O BN Imóveis é a nova plataforma do Bahia Notícias voltada para a compra, venda e aluguel de imóveis.
 

Um dos imóveis disponíveis é um apartamento de 61 m², em Jardim Armação. O imóvel conta com 1 quarto , 1 banheiro e 1 vaga na garagem.  Além disso, o imóvel possui  projeto de gesso e iluminação, ar-condicionado Casset Split 9000 Btu no quarto, varanda gourmet, armários embutidos, área de serviço, entre outros.





No www.imoveisbn.com.br você pode encontrar o seu próximo imóvel de forma rápida e segura, já que a plataforma adota uma medida de segurança que permite que apenas corretores profissionais registrados no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) cadastrem anúncios de imóveis. Esta abordagem visa proteger os usuários de possíveis fraudes e promover uma experiência confiável para todos os envolvidos.

 

Para os profissionais do mercado imobiliário, é muito simples cadastrar um anúncio no BN Imóveis. Ao acessar o nosso site é só procurar a área "Anuncie seu imóvel” e realizar o seu cadastro. Após se cadastrar, basta acrescentar as informações solicitadas e pronto, seu imóvel já estará disponível para quem buscá-lo em nosso sistema.
 

Você pode encontrar outros modelos de imóveis disponíveis, de diversas faixas de preço, em nosso site ou acompanhar o nosso Instagram, @_bnimoveis.

Novos alertas em embalagens de cigarros são aprovadas pela anvisa; entenda

sexta-feira, 01/11/2024 - 18h00

Por Redação

Foto: Reprodução Anvisa

A Diretoria Colegiada (Dicol) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na última quarta-feira (30), novos alertas e advertência sobre o consumo de cigarros nas embalagens dos produtos. 

 

A nova medida trata de novas imagens e mensagens de advertência para embalagens, expositores e mostruários de cigarros e outros produtos derivados do tabaco.

 

Os alertas são obrigatórios no país, através de lei no Brasil, desde 1996 como uma medida para reduzir o tabagismo. As empresas terão um período de 12 meses para se adequarem ao novo padrão. O novo formato abriga 7 imagens e textos sobre os problemas à saúde causados pelo tabagismo, a exemplo da cegueira, câncer de pulmão e envelhecimento precoce. 

 

As medidas serão obrigatórias a partir de 2 de novembro de 2025. De acordo com a agência, produtos que não seguirem as regras podem ser retirados de pontos de venda. O novo modelo de advertências sanitárias dos cigarros tem validade de 3 anos e vai se aplicar aos itens produzidos até novembro de 2027. Já em 2026, até o mês novembro, a Anvisa determinará uma nova regra para o período de 3 anos subsequente.

Espanha conta 205 mortos, mais do que o RS, e ainda busca desaparecidos

sexta-feira, 01/11/2024 - 17h40

Por José Henrique Mariante | Folhapress

Foto: Reprodução / Redes sociais

Autoridades da Espanha anunciaram nesta sexta-feira (1°) que chegou a 205 o número de mortos após inundações provocadas pela maior tempestade do século no país. São 202 vítimas apenas na comunidade de Valência.

 

A tragédia já é um dos maiores desastres naturais da Espanha e a enchente mais fatal da Europa desde 1970, quando 209 pessoas morreram na Romênia. Supera também o número de mortos registrados no sul do Brasil, entre abril e maio deste ano. As inundações em Porto Alegre e outras cidades do Rio Grande do Sul mataram 183, segundo dados da Defesa Civil.
 

Apenas em Chiva, localidade na região valenciana, choveu em oito horas mais do que esperado para o ano, 491 mm. Para efeito de comparação, a marca supera o registrado em cidades como Caxias (473 mm) e Santa Maria (470,7 mm) em três dias, no ápice da chuva que devastou Porto Alegre, de acordo com análise da MetSul Meteorologia.
 

Em todo o mês de maio, a capital gaúcha recebeu 539,9 mm, um recorde histórico, dado que ajuda a dimensionar a violência do evento na Espanha. A Dana (depressão isolada em níveis altos, na sigla em espanhol), uma tempestade forte, com granizo, trovoadas e ventanias, é um evento característicos do outono na região, mas desta vez a intensidade surpreendeu.
 

O serviço meteorológico espanhol chegou a fazer alertas sobre o temporal, mas o aviso das autoridades chegou tarde à população, por volta das 20h de terça-feira (29). "Estava com água e lama pelo pescoço, e o celular apitou. Parecia piada", declarou um desabrigado a uma emissora local.
 

O governo espanhol mobilizou mais 500 militares nas tarefas de resgate na região de Valência, a comunidade mais afetada. Somam-se aos 1.200 integrantes das Forças Armadas já enviados na quarta-feira (30), quando o país acordou abalado pela tragédia que só crescia desde a noite anterior. A ministra da Defesa, Margarita Robles, afirmou que mandará o efetivo que for necessário.
 

Há relatos de saques e prisões. Ao jornal El País, um saqueador afirmou que era um ato de sobrevivência. Cortes de energia afetam diversas localidades, e bombeiros procuram gasolina em tanques de carros abandonados para abastecer geradores.
 

Milhares de pessoas aproveitaram o feriado de Todos os Santos para levar mantimentos aos afetados. Enormes filas de pessoas a pé carregando alimentos, vassouras e todo tipo de equipamento eram vistas por estradas e avenidas. Carlos Mazón, presidente da comunidade de Valência, que agrega a terceira maior cidade da Espanha e diversos outros municípios, fez um apelo para que os voluntários voltassem ou mantivessem as vias abertas para os veículos de socorro.
 

Ainda chove em partes do leste e do sul da Espanha, e algumas regiões do país seguem sob alerta de chuva forte, notadamente as Ilhas Baleares (Maiorca, Minorca, Ibiza e Formenteira), conhecido ponto turístico.
 

Em missa nesta sexta-feira (1°), em Roma, o papa Francisco fez referência à "catástrofe ambiental". "Rezamos pelas pessoas da península Ibérica, varridas por uma tempestade."
 

A crise climática, provocada pelo aquecimento global e a queima de combustíveis fósseis, é apontada como agente causador da maior violência, frequência e impacto desses eventos. Estudos de atribuição já estão em curso para confirmar as análises preliminares de especialistas.

Ataque a tiros em Orlando, nos EUA, deixa dois mortos e seis feridos

sexta-feira, 01/11/2024 - 17h30

Por Redação

Foto: Reprodução

Um ataque a tiros em Orlando, nos Estados Unidos, deixou duas pessoas feridas e seis mortas nesta sexta-feira (1). O tiroteio ocorreu no centro da cidade estadunidense durante uma celebração de Halloween, festa conhecida como Dia das Bruxas no país.

 

Segundo informações da CNN, o atirador era um adolescente de 17 anos de idade, que foi preso após o ataque. Conforme o chefe de polícia da cidade, Eric Smith, cerca de 100 policiais estavam trabalhando na área, o que permitiu uma resposta rápida.

 

De acordo com o chefe de polícia, o Halloween é uma das noites mais movimentadas do ano na localidade, podendo mobilizar entre 50.000 e 10.000 pessoas para a celebração da festa, popular no hemisfério norte.

 

As informações preliminares indicam que o suspeito abriu fogo em um primeiro local e fugiu com a multidão. Já em um segundo local, um policial cosneguiu derrubar o suspeito depois que ele abriu fogo contra a multidão. As autoridades deliberam se devem acusar o suspeito como um adulto.

CBPM celebra acordo de cooperação técnica com Cooperativa de Garimpeiros da Bahia

sexta-feira, 01/11/2024 - 17h20

Por Redação

Foto: Divulgação

Após uma reunião, nesta sexta-feira (1°), a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) firmou um acordo de cooperação técnica com a Cooperativa de Garimpeiros da Bahia (Coopergaba), por meio do qual passará a apoiar esses trabalhadores. O acordo garante que a cooperativa passe a contar com apoio técnico e institucional da CBPM. 

 

Consciente do papel histórico, social e econômico significativo da atividade garimpeira na Bahia, a CBPM, por meio da formalização do acordo, passará a intermediar o contato da Coopergaba com o poder público e sociedade civil., além de prestar uma espécie de consultoria aos garimpeiros, que passarão por uma capacitação profissional para atuar em alinhamento a sustentabilidade e segurança. 

 

O presidente da CBPM, Henrique Carballal, comentou sobre a importância dos garimpos para a geração de emprego e renda. "São trabalhadores que, em sua maioria, herdaram o conhecimento do garimpo de outras gerações. Filhos, netos e bisnetos de garimpeiros que encontram nesta atividade o sustento de suas famílias e que buscam hoje poder seguir o que prevê as leis ambientais”, explicou.

 

Para o presidente da Coopergaba, Luiz Antônio, a parceria entre a CBPM e a cooperativa é essencial. “Essa ajuda é muito importante porque nós não temos esse conhecimento na parte técnica e relacionamento com os órgãos. A visão que muitas pessoas têm sobre os garimpeiros é que destroem a natureza, então, nós termos o apoio de uma empresa como a CBPM, que nos representa e sabe o que é a mineração, é fundamental”, ressaltou.

 

“Além disso, a CBPM vai nos conscientizar como trabalhar de uma maneira sustentável e mais limpa porque o objetivo de todos nós garimpeiros hoje é trabalharmos de acordo com as normas ambientais”, completou o diretor de Meio Ambiente da Coopergaba, Maurício Werner.

 

A Coopergaba foi fundada em 2017 por garimpeiros do município de Andaraí, na Chapada Diamantina, onde a extração de diamantes impulsionou o desenvolvimento de muitas comunidades. Atualmente, a entidade atua em busca da regulamentação da atividade que até 2016 garantia o sustento de 120 famílias que dependem diretamente do garimpo. Foi neste sentido que a cooperativa buscou o apoio técnico e institucional da CBPM. 

FBF divulga datas e locais da final do Baianão Feminino; confira

sexta-feira, 01/11/2024 - 17h05

Por Bia Jesus

Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia e Felipe Bomfim

A Federação Bahiana de Futebol definiu, nesta sexta-feira (1º), a programação da grande final do Campeonato Baiano Feminino de 2024. Bahia e Vitória decidem o título da competição.

 

O primeiro Ba-Vi será com mando de campo do Rubro-Negro, e acontecerá na próxima quarta-feira (6), às 15h, no Estádio Reitor Edgard Santos, em Simões Filho.

 

Já o clássico de volta, a grande decisão do campeão, terá o mando de campo do Tricolor, e será realizado no dia 16 de novembro, sábado, às 15h, no Estádio de Pituaçu, em Salvador.

 

Tanto o jogo de ida, quanto o de volta terão cobertura ao vivo da TVE, emissora detentora dos direitos de transmissão do Baianão.
 

Proposta de isenção de taxas para alteração de nomes de pessoas trans é aprovado pelo TJ e será encaminhada à AL-BA

sexta-feira, 01/11/2024 - 17h00

Por Redação

Foto: Reprodução / Shutterstock

O Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia aprovou, por unanimidade, a proposta de alteração da Lei 12.373/2011, que concede a isenção de taxas para a alteração de nomes de pessoas trans e não-binárias. Agora, o projeto será encaminhado para apreciação dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

 

Atualmente, para realizar a retificação do registro civil para adequação de nome e sexo, as pessoas trans e não-binária, residentes a pelo menos cinco anos na Bahia, precisam arcar com os custos das certidões. Em Salvador, são quatro documentos a serem pagos, sendo cada um no valor de R$ 28,84.

 

Segundo a promotora de Justiça, Márcia Teixeira, caso a pessoa trans ou não-binária tiver registro de nascimento em outros estados do Brasil, será preciso realizar um pagamento de R$ 600 a R$ 1 mil com as certidões da localidade de origem, além de pagar as taxas da documentação de Salvador.

 

“Esses valores inviabilizam a realização do sonho de muitas pessoas trans e não-binarias. Estamos concretizando a nossa missão constitucional, que é garantir o acesso à Justiça, o respeito e a dignidade das pessoas transexuais, travestis, intersexo, e não-binárias”, disse a promotora.

 

A proposta de alteração da lei foi enviada à Comissão Permanente de Reforma Judiciária, Administrativa e Regimento Interno do Tribunal de Justiça da Bahia pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Defensoria Pública, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais da Bahia (Arpen/Bahia), o Bahia Instituto de Estudo e protestos de Título do Brasil (IEPTB) e a Comissão para a Promoção de Igualdade e Políticas Afirmativas em Questões de Gênero e Orientação Sexual (Cogen TJ-BA).

Apoiadores de Morales invadem quartel e fazem militares de reféns na Bolívia

sexta-feira, 01/11/2024 - 16h50

Por Redação

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Apoiadores do ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, invadiram um quartel militar na região de Cochabamba, armados com bastões de madeira, e fizeram ao menos 10 militares como reféns.

 

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra os militares cercados por camponeses, que carregam bastões pontiagudos feitos de madeira. Segundo a agência estatal de notícias da Bolívia, entre os aprisionados há também trabalhadores de saúde.

 

No vídeo, um dos militares aparece pedindo o fim da intervenção aos bloqueios dos apoiadores de Morales. “A vida de todos os meus instrutores e dos meus soldados está em perigo”, afirmou. “Por favor, meu general, solicito que considere. Estamos pais, filhos, irmãos, famílias inteiras aqui”, continuou.

 

À CNN, a presidência boliviana informou que os militares ainda não foram libertos. Além disso, a agência estatal de notícias afirmou que outro quartel, também em Cochabamba, foi cercado por simpatizantes de Morales.

 

A agência afirma que a invasão vem como respostas às operações do governo de Luís Arce para dissolver os bloqueios de estrada iniciados a 20 dias, por apoiadores e Morales. Nesta sexta-feira (1), o ministro da Defesa, Edmundo Novillo, afirmou que “a paciência e a tolerância têm limites” e que o governo se viu obrigado a “tomar ações institucionais para garantir a livre circulação”.

 

Os protestos ocorrem por conta de uma possível prisão do ex-presidente por supostas relações sexuais com uma menor de idade e envolvimento no tráfico internacional de pessoas.

 

Morales afirmou estar sendo perseguido por Arce, ex-aliado, com quem tem confronto aberto atualmente. O ex-presidente chegou a ser intimado a prestar depoimento, mas não compareceu.

 

No último fim de semana, Morales publicou um vídeo em que seu carro sofre um ataque a tiros. Segundo ele, o governo Arce tentou assassiná-lo. As autoridades bolivianas, no entanto, afirmam que Morales passou por um bloqueio policial e disparou contra agentes.

Caminhão pega fogo na BR-116 e bloqueia parte da rodovia entre Euclides da Cunha e Tucano

sexta-feira, 01/11/2024 - 16h40

Por Redação

Fotos: Alberto Maraux / SSP-BA 

Um caminhão que transportava uma carga de cobre pegou fogo, nesta sexta-feira (1°), após uma pane elétrica e bloqueou parte da rodovia na BR-116 entre as cidades de Euclides da Cunha e Tucano, no semiárido baiano. 

 

Guarnições da 3° CIA do 15° Batalhão de Bombeiros Militar foram acionados ao local e debelaram o incêndio, que se espalhou rapidamente pela vegetação.

 

Fotos: Alberto Maraux / SSP-BA 

 

Com apoio de um caminhão Auto-Bomba Tanque, os militares apagaram o fogo no veículo e na vegetação. O motorista do caminhão escapou sem ferimentos.

Gilmar vota para reduzir pena de Collor em processo que pode levar ex-presidente à prisão

sexta-feira, 01/11/2024 - 16h20

Por Cézar Feitoza | Folhapress

Foto: Roque de Sá /Agência Senado

O STF (Supremo Tribunal Federal) voltou a julgar nesta sexta-feira (1º) um recurso da defesa de Fernando Collor em processo que pode levar o ex-presidente à prisão.
 

O caso foi retomado após o ministro Gilmar Mendes pedir mais tempo para analisar os argumentos da defesa. Nesta sexta, ele votou para acatar parte do recurso de Collor e reduzir a condenação do crime de corrupção passiva para quatro anos.
 

O julgamento está no plenário virtual, com resultado parcial de 2 a 2. Os ministros Gilmar e Dias Toffoli concordaram com o pedido da defesa, enquanto Alexandre de Moraes e Edson Fachin votaram contra. Os ministros têm até o próximo dia 11 para incluir os votos no sistema.
 

Collor foi condenado pelo Supremo em maio de 2023 pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A sentença fixou a pena em 8 anos e 10 meses de prisão. O recurso, porém, pode alterar a dosimetria e evitar que Collor, mesmo condenado, cumpra a pena na prisão.
 

Isso porque, no entendimento da defesa de Collor, a redução da pena por corrupção passiva para 4 anos faria o crime prescrever. Nesse cenário, o ex-presidente teria de cumprir somente a condenação por lavagem de dinheiro, estipulada em 4 anos e 6 meses.
 

A eventual redução da pena final —de 8 anos e 10 meses para 4 anos e 6 meses— pode ainda alterar o cumprimento da sentença, deixando de ser regime fechado para semiaberto. Collor ainda é réu primário, o que pode converter a prisão em prestação de serviços comunitários.
 

O destino do ex-presidente só será conhecido após publicação do acórdão do julgamento.
 

A defesa do ex-presidente alega que o Supremo errou ao definir a pena por corrupção passiva. Ao decidir pela condenação, os ministros divergiram nos prazos da prisão. No recurso, os advogados de Collor dizem que o procedimento correto seria aplicar a pena menor.
 

Gilmar concordou com o pedido da defesa de Collor. Ele disse que o plenário do Supremo não levou em consideração a premissa de que, no empate entre votos divergentes, prevalece a pena mais benéfica ao réu.
 

"Em relação à questão aqui levantada, mostra-se relevante a sua esfera como regra de juízo: como opção democrática para distribuição do risco de erro judiciário, a situação de dúvida deve levar à tomada de decisão mais favorável ao réu", disse Gilmar.
 

Moraes, em voto proferido em fevereiro, disse que os réus tentavam mudar as penas somente por inconformismo com a condenação.
 

"Os embargantes buscam, na verdade, rediscutir pontos já decididos pela Suprema Corte no julgamento desta ação penal, invocando fundamentos que, a pretexto de buscar sanar omissões, obscuridades ou contradições, revelam mero inconformismo com a conclusão adotada", afirmou.
 

Além de Collor, a defesa também tenta mudar as penas de Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos, acusado de ser operador do ex-presidente, pelos mesmos motivos.
 

Collor foi condenado por receber propina de um esquema de corrupção na BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras.
 

Segundo a condenação, o ex-presidente teria influenciado o comando e as diretorias da empresa, de 2010 a 2014, para garantir a assinatura de contratos da estatal com a construtora UTC. Em troca, Collor teria recebido R$ 20 milhões.
 

Comprovantes encontrados no escritório do doleiro Alberto Youssef, além de depoimentos de colaboradores da operação, foram usados como elementos de prova na ação contra Collor.
 

A defesa de Collor sustentou ao Supremo que as acusações contra o ex-presidente são baseadas apenas em delações premiadas. O advogado Marcelo Bessa disse não haver provas contra o seu cliente.
 

Collor foi presidente de 1990 a 1992 —o primeiro eleito em eleições diretas após a ditadura militar— e deixou o cargo em meio a um processo de impeachment. Na época dos fatos investigados, ele era senador por Alagoas.
 

*
 

ENTENDA JULGAMENTO DE COLLOR NO STF
 

O caso
 

Fernando Collor é acusado de receber propina em um esquema de corrupção envolvendo a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. Entre 2010 e 2014, o então senador influenciava o comando da companhia, o que levou à assinatura de contratos com a construtora UTC. A celebração dos acordos levou ao recebimento de R$ 20 milhões por Collor
 


 

Lava Jato
 

A denúncia contra Collor foi uma das primeiras oferecidas pela PGR (Procuradoria-Geral da República) no âmbito da Operação Lava Jato, em agosto de 2015. Os crimes são de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa
 


 

Julgamento
 

Em maio de 2023, o Supremo decidiu, por 8 a 2, condenar o ex-presidente pelo caso, atribuindo-lhe os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, deixada de lado a organização criminosa por divergência entre os ministros. Kassio Nunes Marques e Gilmar Mendes votaram pela absolvição de Collor
 


 

Regime
 

O Código Penal estabelece que o condenado com pena superior a oito anos de prisão deve começar a cumpri-la em regime fechado. A dosimetria da pena pode mudar com o recurso, livrando Collor da prisão
 


 

Efeitos
 

Collor ainda poderá apresentar recursos para atrasar a aplicação da pena, como os embargos de declaração, questionando omissões na decisão, e os embargos infringentes, que questionam um acórdão não unânime. Estes instrumentos não alteram o resultado do processo
 


 

Defesa
 

A defesa do ex-presidente afirmou, na época do julgamento, não haver provas suficientes para a condenação. Já o próprio Collor sempre negou ter qualquer participação no esquema
 


 

 

VÍDEO: Torcida do Vitória enche Aeroporto e embala time antes de duelo decisivo

sexta-feira, 01/11/2024 - 16h15

Por Hugo Araújo

Foto: Hugo Araújo/Bahia Notícias

Após realizar o último treino visando a partida contra o Athletico-PR, o elenco do Vitória embarcou para Curitiba, local da partida deste sábado (2), às 18h30, na Ligga Arena, nos braços da torcida rubro-negra. Nesta sexta-feira, no Aeroporto Internacional de Salvador, os torcedores do Leão realizaram mais uma edição do "Aeronego" e embalaram o time rumo ao duelo válido pela 32ª rodada da Série A.

 

Centenas de torcedores estiveram no apoio que contou com as bandeiras e bateria da TUI (Torcida Uniformizada Os Imbatíveis), além da presença de outras torcidas organizadas, como a Rasta do Vitória e a Leão Chopp. A última edição do "Aeronego" aconteceu no dia 13 de setembro, na viagem do Rubro-Negro para enfrentar o Atlético Goianiense, pela 26ª rodada da Série A. Na ocasião, o Vitória venceu por 2 a 0, com gols de Alerrandro e Matheuzinho.

 

 

Na 14ª colocação da Série A, a equipe do técnico Thiago Carpini está com 35 pontos, um a mais que o RB Bragantino, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. O Athletico-PR, adversário deste sábado, está no 16° lugar, com 34 pontos.

 

Após enfrentar o Furacão, o Leão faz mais seis jogos até o fim da Série A: Corinthians (casa), Criciúma (fora), Botafogo (fora), Fortaleza (casa), Grêmio (casa) e Flamengo (fora).

JusPod: “Há uma banalização da utilização das prisões preventivas”, critica Fabiano Pimentel

sexta-feira, 01/11/2024 - 16h05

Por Redação

Foto: Reprodução / YouTube

A prisão preventiva ou cautelar é um dispositivo legal utilizado pelo judiciário para evitar que o acusado prejudique o andamento do processo ou cometa novos crimes. No entanto, a repercussão, principalmente midiática, do uso de tal medida nos últimos tempos tem levantado alguns questionamentos. 

 

 

 

“Há uma banalização da utilização das prisões preventivas. E a utilização dessas prisões muitas vezes para obtenção de provas”, criticou o advogado criminalista, Fabiano Pimentel em entrevista ao JusPod – o podcast jurídico do Bahia Notícias. 

 

Segundo Pimentel, a banalização teve início com a Operação Lava Jato sob a condução do ex-juiz Sergio Moro. O advogado lembrou que Moro decretou a prisão preventiva de um empresário alegando a manutenção da ordem pública, porém seis dias depois o acusado foi solto após firmar acordo de delação premiada. 

 

“Não se tratava de garantia da ordem pública. Foi o argumento jurídico utilizado para obtenção da prova: delação premiada. Ou seja, prendia-se e ainda se prende para delatar. Esse é um exemplo pra mim claro e objetivo de que o fundamento da prisão era a obtenção da prova, ou seja, prende-se para obter uma confissão”, pontuou. 

 

No caso da Lava Jato, a maioria das prisões preventivas decretadas por Moro foram revogadas ou substituídas por medidas cautelares, como prisão domiciliar, uso de tornozeleira eletrônica e pagamento de multa, diante da falta consistente de provas. 

 

Pimentel classificou a conduta como uma “arredada probatória”, quando se “lança a rede” e o que conseguir ser “fisgado” é lucro. Para o jurista, a banalização ainda tem ocorrido “seja para negociação, seja para exposição mesmo na imagem”. 

 

Um outro exemplo citado é a Operação Integration, que investiga lavagem de dinheiro por meio de plataformas de jogos on-line, na qual foi decretada a prisão preventiva da influenciadora e advogada Deolane Bezerra. 

 

Neste caso, Fabiano Pimentel ressaltou que a medida teve um efeito reverso. “Acho que a prisão, na verdade, de Deolane é que causou a desordem pública. Se o fundamento é a ordem e a prisão vem causando uma repercussão, um alvoroço, uma desordem, é uma análise contraditória, é um anti argumento jurídico. Tem que ser revogada realmente”. 

 

O JusPod vai ao ar quinzenalmente, às quintas-feiras, a partir de 19h no canal do Bahia Notícias. Nesta quinta (10), ele foi apresentado pelos advogados Karina Calixto e Matheus Biset.

Jerônimo Rodrigues envia criação de 2.397 cargos na Polícia Civil para apreciação da AL-BA

sexta-feira, 01/11/2024 - 16h00

Por Leonardo Almeida

Foto: Divulgação / PC

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) enviou um Projeto de Lei que prevê a criação de 2.397 cargos na Polícia Civil baiana para apreciação da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O envio do PL 25.575/2024 foi publicado no Diário Oficial do Legislativo desta sexta-feira (1º) sob a solicitação de que ele seja analisado em regime de urgência dentro da AL-BA.

 

O PL prevê a criação de 500 cargos para delegado civil; 1.460 cargos para investigador da polícia civil; e 437 cargos de escrivão da polícia civil. Segundo Jerônimo, com o acréscimo no efetivo, haverá um aumento nas despesas de R$ 286,83 milhões em 2025 e R$ 292,51 milhões nos anos de 2026 e de 2027, caso todas as vagas sejam preenchidas de imediato.

 

“Com a criação de cargos prevista nesta proposta produzirá um acréscimo na despesa de pessoal, para o exercício de 2025, no valor estimado de R$286.831.611,00 e para os exercícios de 2026 e 2027, o valor estimado de R$292.519.978,00 para cada ano, considerando que todas as vagas criadas sejam preenchidas em único momento”, escreveu o governador.

 

Caso aprovada na AL-BA, a estrutura da Polícia Civil ficaria da seguinte forma:

Delegado de Polícia Civil: 1.700
Investigador de Polícia Civil: 7.900
Escrivão de Polícia Civil: 1.730
Perito Técnico de Polícia Civil: 1.100
Perito Criminal de Polícia Civil: 900
Perito Médico Legista de Policial Civil: 600
Perito Odonto-Legal de Polícia Civil: 80

 

O secretário da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, participou das tratativas com o governador Jerônimo Rodrigues para formatação do pedido: "Com a medida, buscamos aprimorar o trabalho da nossa Polícia Judiciária Estadual, que desempenha um papel fundamental no atendimento da população e no combate às organizações criminosas, através das ações de inteligência."

 

Em maio, a Assembleia Legislativa aprovou o PL 25.319/2024, que criou 561 novos cargos de provimento efetivo assim distribuídos: 300 cargos de Perito Criminal; 180 de Perito Médico Legista; 20 de Perito Odonto-Legal e 61 cargos de Perito Técnico de Polícia Civil.

Sesab lança Campanha Novembro Azul com ações para a saúde do homem em toda a Bahia

sexta-feira, 01/11/2024 - 15h40

Por Redação

Foto: Feijão Almeida / GOVBA

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) inicia a campanha Novembro Azul com uma programação ampla voltada à saúde integral do homem, focando na prevenção e diagnóstico precoce de doenças como o câncer de próstata e o diabetes. As atividades ocorrem ao longo de todo o mês, tanto na capital quanto no interior, incluindo palestras, rodas de conversa, consultas especializadas e exames.

 

“A saúde do homem vai além do consultório e deve ser uma preocupação contínua. Queremos romper com estigmas e fortalecer a busca por autocuidado e prevenção”, afirma a secretária de saúde, Roberta Santana. “Esse é o nosso compromisso: aproximar os homens dos serviços de saúde e garantir que tenham acesso a um atendimento integral e de qualidade”, salientou.

 

Com o objetivo de reforçar a atenção integral à saúde masculina, destacam-se entre as ações da campanha a oferta de consultas com urologista e exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) no Ambulatório do Hospital Geral Roberto Santos e no Centro Estadual de Oncologia (Cican), e de consultas de ginecologia e mastologia para homens transexuais e pessoas não-binárias, no Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos. Esses atendimentos serão 100% agendados e a forma de agendamento será divulgada em breve.

 

A campanha abrange toda a Bahia, incluindo unidades de saúde do interior, a exemplo da Policlínica de Vitória da Conquista, que promoverá consultas de urologia e atividades educativas. Com o apoio de parceiros, a Sesab ampliará o alcance da campanha, incentivando os homens a cuidarem da saúde de forma preventiva e contínua.

 

Também contarão com ações no âmbito do Novembro Azul unidades como o Hospital Geral do Estado, Hospital Especializado Mário Leal e Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), em Salvador; o Hospital Geral de Camaçari; o Hospital Geral Menandro de Faria, em Lauro de Freitas; o Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas; o Hospital Geral do Oeste, em Barreiras; e o Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu, em Itaberaba.

VÍDEO: Prefeito de Rio do Pires é acusado de sacar pistola e disparar três tiros na cidade

sexta-feira, 01/11/2024 - 15h25

Por Redação

Foto: Reprodução / Redes Sociais

O prefeito de Rio do Pires, Gilvânio Antônio dos Santos (PP), o Vânio de Gildásio, é acusado de realizar disparos de pistola para o alto em frente a uma residência, causando terror na cidade. Segundo a acusação, ele ainda teria ameaçado de morte o proprietário da casa e sua esposa segundo relatos ouvidos nesta sexta-feira (01).

 

Informações obtidas pelo Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, alegam que agentes da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) conversaram com as vítimas, relataram que ele efetuou três disparos de arma de fogo e fez ameaças na frente de testemunhas e de duas crianças.

 

A guarnição da polícia também realizou rondas no local, mas o gestor não foi encontrado. As vítimas foram orientadoras a procurar a delegacia para registro da ocorrência e o Ministério Público da Bahia (MP-BA). Nesta sexta-feira (01), a queixa foi registrada e, além das testemunhas, os policiais também foram ouvidos.

 

Na sessão da Câmara Municipal do município desta quinta-feira (31), os vereadores se manifestaram pelo afastamento imediato do prefeito e sua responsabilização pelos atos. O vereador Licindo Oliveira Filho (Avante) apresentou um requerimento para o gestor ser convocado na próxima sessão para justificar a agressão armada, além de solicitar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o caso. “Numa situação como essa, ele não tem como ficar à frente do município. Foi longe demais”, lamentou.

 

Confira vídeo que os moradores gravaram no local:

Confira convocação da Seleção Brasileira para duelos contra Venezuela e Uruguai

sexta-feira, 01/11/2024 - 15h20

Por Thiago Tolentino / Beatriz Santos

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O técnico Dorival Júnior convocou na tarde desta sexta-feira (1º), às 15h, os jogadores que defenderão a Seleção Brasileira nas partidas contra Venezuela e Uruguai, na última Data Fifa de 2024. A lista foi divulgada na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

 

Os 23 convocados iniciam a preparação no dia 11 de novembro em Belém, onde o grupo vai treinar no estádio Mangueirão até o dia 13. Em seguida, a equipe viaja para Maturin, onde vai enfrentar a Seleção Venezuelana no Estádio Monumental de Maturin, às 18h (de Brasília).

 

Após o confronto fora de casa, os brasileiros retornarão ao Brasil e têm destino marcado para Salvador, onde treinarão no Estádio Manoel Barradas antes de enfrentar o Uruguai, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, no dia 19 de novembro, às 21h45.

 

Confira abaixo a lista dos 23 convocados pelo técnico Dorival Jr: 

 

Goleiros

Bento
Ederson
Weverton

 

Laterais

Danilo
Vanderson
Abner
Guilherme Arana

 

Zagueiros

Eder Militão
Gabriel Magalhães
Marquinhos
Murillo

 

Meio-Campistas

André
Andreas Pereira
Bruno Guimarães
Gerson
Lucas Paquetá

 

Atacantes

Raphinha
Estêvão
Igor Jesus
Luiz Henrique
Rodrygo
Savinho
Vinícius Júnior

VÍDEO: Avião da FAB cai após colidir com outro no interior de SP

sexta-feira, 01/11/2024 - 15h20

Por Redação

Foto: Reprodução / Redes sociais

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu, nesta sexta-feira (1°), depois de colidir com outra aeronave na zona rural do município de Pirassununga, em São Paulo. O piloto da aeronave que caiu conseguiu se ejetar antes da queda e pousou com uso de paraquedas. O piloto da outra aeronave pousou em segurança.

 

 

O piloto da FAB foi resgatado por uma equipe de salvamento da Força. Segundo informações da organização, eles faziam um voo de instrução pela Academia da Força Aérea (AFA), que fica no município. As identidades dos dois pilotos não foram divulgadas.

 

A queda aconteceu em um canavial ao lado da Estrada São Domingos. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que as duas aeronaves T-27 Tucano, utilizadas em treinamento de cadetes da AFA, colidiram durante voo de instrução.

 

"O piloto realizou os procedimentos de ejeção da aeronave com sucesso, sendo, em seguida, resgatado por equipe de salvamento da FAB", informou o órgão. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investigará as causas do acidente, disse a FAB. As informações são do G1. 

 

Confira a nota da Força Aérea Brasileira na íntegra: 

 

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta sexta-feira (01/11), duas aeronaves T-27 Tucano, utilizadas em treinamento de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), colidiram durante voo de instrução, em Pirassununga (SP). Uma aeronave pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para região desabitada. O piloto realizou os procedimentos de ejeção da aeronave com sucesso, sendo, em seguida, resgatado por equipe de salvamento da FAB.

 

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram.As causas do acidente ainda são desconhecidas e serão investigadas. A AFA confirmou a queda, mas ainda não se manifestou sobre o assunto.

Quer vender seu veículo de forma prática e segura? Anuncie no BN Autos

sexta-feira, 01/11/2024 - 15h10

Por Redação

Fotos: Divulgação

O BN Autos, classificado de veículos do Bahia Notícias, é uma plataforma que proporciona facilidade e segurança para quem busca automóveis novos e seminovos.

 

No nosso site www.bnautos.com.br você também pode anunciar o seu veículo de forma fácil. É só procurar a área "Anuncie seu carro" e realizar o seu cadastro. Após se cadastrar,  basta acrescentar as informações solicitadas e pronto, seu veículo já estará disponível para quem buscá-lo em nosso sistema.

 

Uma taxa é cobrada pelo BN Autos para que os veículos sejam anunciados, mas o valor é mais baixo que o de outras plataformas, e seu anúncio ficará disponível até que você consiga vendê-lo.

 

Entre as opções disponíveis em nosso site, está um VOLKSWAGEN tiguan, cor Preta, ano 2019/2019, na loja D3 Multimarcas. Todas as informações de contato estão disponíveis na nossa plataforma.

 

 

Além desse modelo, outros veículos de diversas faixas de preço estão disponíveis. Você pode buscá-los em nosso site ou acompanhar o nosso Instagram, @bnautos_.

Agenda BN Hall: Confira quais eventos vão agitar Salvador neste final de semana

sexta-feira, 01/11/2024 - 15h10

Por Manuela Meneses

Fotos: Mateus Ross/Divulgação | Reprodução/Instagram

Ilê Aiyê, Armandinho e Cortejo Afro estão entre as atrações que vão agitar Salvador neste final de semana, entre a sexta-feira (1º) e o domingo (3). Com eventos para todos os gostos, incluindo gratuitos, a Agenda BN Hall está repleta de opções. Confira:

 

SEXTA-FEIRA (1º)
Ilê Aiyê 50 Anos
Atração: Ilê Aiyê
Local: Concha Acústica do TCA
Ingresso: A partir de R$ 50, no Sympla
Horário: 18h30

 

Forró Das Cumades na Colaboraê
Atração: Flor de Imbuia e DJ Preta
Local: Colaboraê
Ingresso: A partir de R$ 25, no Sympla
Horário: 20h

 

Espetáculo Infinito
Atração: Espetáculo Infinito
Local: Sala do Coro
Ingresso: A partir de R$ 15, no Sympla
Horário: 16h

 

Aos 50 - Quem Me Aguenta
Atração: Edvana Carvalho
Local: Teatro Módulo 
Ingresso: A partir de R$ 40, no Sympla
Horário: 20h

 

Vitrolab Nas Arts - 3a Edição
Atração: Vitrolab, 
Local: Pousada Des Arts
Ingresso: A partir de R$ 30, no Sympla
Horário: 20h 

 

Bafafá 3.0! - MaMBeMBe + Fragmentos de Samba
Atração: MaMBeMBe + Fragmentos de Samba
Local: Pátio da Igreja Santo Antônio Além do Carmo
Ingresso: A partir de R$ 45, no Sympla
Horário: 20h

 

Somos Samba 2ª Edição
Atração: Renanzinho CBX - Jow - Luis - Somos Cinco
Local: Sunset Music Bar
Ingresso: A partir de R$ 30, no Sympla e no Ticket Maker
Horário: 19h

 

Espetáculo: Minha Mãe e Eu, e a Mãe da Minha Mãe
Atração: Espetáculo: Minha Mãe e Eu, e a Mãe da Minha Mãe
Local: Casa Rosa
Ingresso: A partir de R$ 10, no Sympla
Horário: 19h

 

Espetáculo Tim Tim por Tim Tim: Um Tributo a Tim Maia – Com Rallie e The Platters Experience
Atração: Espetáculo: Tim Tim por Tim Tim: Um Tributo a Tim Maia – Com Rallie e The Platters Experience
Local: Casa Rosa
Ingresso: A partir de R$ 100, no Sympla
Horário: 21h

 

Brega & Modão
Atração: André e Mauro, Lucas Queiroz, Eric Lago e Luana Matos
Local: Mercure Salvador Boulevard
Ingresso: A partir de R$ 60, no Ticket Maker
Horário: 20h

 

Cine Blue Alice no País das Maravilhas
Atração: Cine Blue Alice no País das Maravilhas
Local: Mercure Salvador Boulevard
Ingresso: A partir de R$ 90, no Ticket Maker
Horário: 20h

 

Halloween do Jazz
Atração: Jna Band, Big Jam e DJ Extra-Jazz
Local:  Associação Jazz Na Avenida - Boca do Rio / Armação
Ingresso: 1 kg de alimento ou Pix solidário
Horário: 19h

 

Hallowgreen
Atração: Máquinas na Pista, DJ Santz e DJ Ian Vitor
Local: The Green House
Ingresso: A partir de R$ 70, no Partik
Horário: 21h

 

Boteco 40 Graus – Edição Carmo 
Atração: Samba 40 Graus
Local: Pousada das Arts
Ingresso: A partir de R$ 45, no Partik
Horário: 16h

 

Dj Roger N’ Roll
Atração: Dj Roger N’ Roll
Local: A Borracharia
Ingresso: R$ 30, na portaria
Horário: 00h

 

NéctarChá
Atração: NéctarChá
Local: Casa da Mãe
Ingresso: Resevas no telefone (71) 99168-3879
Horário: 21h

 

Hiran
Atração: Hiran
Local: Teatro Sesc Casa do Comércio
Ingresso: Gratuito
Horário: 17h30

 

SÁBADO (2)
Armandinho
Atração: Armandinho
Local: Concha Acústica do TCA
Ingresso: A partir de R$ 30, no Sympla
Horário: 19h

 

Cortejo Afro
Atração: Cortejo Afro
Local: Casa Rosa
Ingresso: A partir de R$ 48, no Sympla
Horário: 22h

 

Espetáculo: Minha Mãe e Eu, e a Mãe da Minha Mãe
Atração: Espetáculo: Minha Mãe e Eu, e a Mãe da Minha Mãe
Local: Casa Rosa
Ingresso: A partir de R$ 10, no Sympla
Horário: 19h

 

Espetáculo Aleluia
Atração: Espetáculo Aleluia
Local: Teatro Módulo
Ingresso: A partir de R$ 30, no Sympla
Horário: 20h

 

Suco de Bahia - 8° Edição - Já é Verão em Salvador
Atração: Illy, Taian e outros
Local: Casa de Castro Alves
Ingresso: A partir de R$ 40, no Sympla
Horário: 19h

 

8º Festival Radioca
Atração: Fogo Pagô, Cidade Dormitório, Bebé, Giovani Cidreira, Jadsa e Josyara
Local: Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador
Ingresso: A partir de R$ 40, no Sympla
Horário: 16h 

 

Victor Sarro em "Na Minha Época Não Era Bullying"
Atração: Victor Sarro
Local: Teatro Jorge Amado 
Ingresso: A partir de R$ 50, no Sympla
Horário: 20h

 

Samba das Cores
Atração: Memeu Ramos, Samba Maria e Samba Ohana
Local: Sunset Music Bar
Ingresso: A partir de R$ 30, no Sympla
Horário: 16h

 

Espetáculo Saudades, João
Atração: Espetáculo Saudades, João
Local: Teatro Sesc Casa do Comércio
Ingresso: A partir de R$ 40, no Sympla
Horário: 11h

 

Dj Roger N’ Roll
Atração: Dj Roger N’ Roll
Local: A Borracharia
Ingresso: R$ 30, na portaria
Horário: 00h

 

Halloween Nank
Atração: Lutte, da banda Monarka e do DJ Roger N’Roll
Local: Nank Gastrobar
Ingresso: Reservas no telefone (71) 98136-8229
Horário: 20h

 

DOMINGO (3)
Gerônimo Santana
Atração: Gerônimo Santana
Local: Largo Pedro Archanjo
Ingresso: Gratuito
Horário: 15h

 

8º Festival Radioca
Atração: Vírus, Anne Carol, Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo, BNegão
Local: Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador
Ingresso: A partir de R$ 40, no Sympla
Horário: 16h 

 

Tribute of Nirvana - Seattle Supersonics e Orquestra Sinfônica Villa Lobos
Atração: Seattle Supersonics e Orquestra Sinfônica Villa Lobos
Local: Concha Acústica do TCA
Ingresso: A partir de R$ 80, no Sympla
Horário: 19h

 

Espetáculo O Bicho de Duas Patas
Atração: Espetáculo O Bicho de Duas Patas
Local: Teatro Martim Gonçalves
Ingresso: A partir de R$ 20, no Sympla
Horário: 17h

 

Allê Sound
Atração: DiDengo e SamPrime
Local: Allê Varanda Bar
Ingresso: A partir de R$ 80, no Ticket Maker
Horário: 15h

 

De Samba em Samba
Atração: Não informadas
Local: Arena Parque Santiago
Ingresso: A partir de R$ 50, no Ticket Maker
Horário: 15h

 

Que Axé!
Atração: Não informadas
Local: Sunset Music Bar
Ingresso: A partir de R$ 20, no Ticket Maker
Horário: 15h

 

Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.

Coligação derrotada nas eleições pede recontagem de votos pela prefeitura de Lauro de Freitas

sexta-feira, 01/11/2024 - 14h45

Por Redação

Foto: Reprodução / Redes Sociais

A Coligação “Lauro do lado certo para avançar cada vez mais” do candidato Antonio Rosalvo (PT), chamado de Rosalvo solicitou uma recontagem de votos das urnas de Lauro de Freitas no dia 21 de outubro, após a derrota para Debora Regis (União Brasil) com a diferença de 21.473 votos. 

 

Composta por diversos partidos em uma disputa pelo executivo da cidade, a coligação é a mesma da atual prefeita Moema Gramacho (PT). Em evento na disputa de Camaçari, Moema comentou sem citar a vereadora Débora Régis (União), a petista afirmou ao Bahia Notícias que “não se sentiria vitoriosa se tivesse que comprar votos para se eleger”.

 

O Bahia Notícias teve acesso ao processo encaminhado para 180ª Zona Eleitoral de Lauro de Freitas. Nela a coligação cita que “Todas as urnas apresentaram problemas. Sempre se tinha que ligar e desliga” e também que “neste liga/desliga” de urnas, as pessoas passaram a noticiar que a urna não registrara o fim da votação e muito menos fazia a advertência sonora”, destaca a coligação.

 

Trecho do processo com as alegações da coligação | Foto: Reprodução / Bahia Notícias

 

Além disso, no mesmo processo a coligação anexa registros de tela de uma conversa que supostamente havia comunicado o Tribunal Superior Eleitoral sobre os problemas, antes da situação ficar em um 'caos'.

 

Trecho onde a coligação anexa os registros de tela | Foto: Reprodução / Bahia Notícias

 

“Inclusive, esse fato chegou ao conhecimento da Justiça Eleitoral que disse claramente que as urnas são velhas e ruins, conforme prints. A situação chegou ao caos. Muita gente desistiu de votar e, quem insistiu nas significantes filas, ficaram atônitos com a divulgação do resultado quando ainda estava nas filas de votação” declara a coligação.

Estudo diz que Chikungunya matou pelo menos 8 vezes mais do que indicam registros oficiais em 2023

sexta-feira, 01/11/2024 - 14h40

Por Redação

Foto: Flávio Carvalho/ WMP Brasil/Fiocruz

Um estudo de pesquisadores brasileiros questionou os números oficiais de mortes por chikungunya no Brasil durante o ano de 2023. O levantamento publicado na revista científica Frontieres in Tropical Diseases avaliou o excesso de mortes durante a epidemia de arbovirose que aconteceu em duas regiões de Minas Gerais, ao decorrer de 2023. 

 

Segundo publicação do O GLOBO, os dados da pesquisa mostraram que para um total de 890 óbitos atribuíveis à chikungunya, um número 60 vezes maior que os registros oficiais, que contabilizaram somente 15 vítimas fatais

 

Levando em consideração somente as 2 regiões mineiras, as mortes também registraram 8 vezes maiores ao registrado de modo oficial em todo o Brasil, 106. Um dos estudos tratou também uma epidemia de chikungunya em Pernambuco, durante 2015 e 2016, e foram notificados cerca de 4.505 óbitos relacionados à enfermidade, contra 94 dos números oficiais. 

 

Já em Porto Rico, a epidemia de 2014 a 2015, identificou cerca de 1.310 mortes, no entanto, somente 31 vítimas fatais foram oficialmente contabilizadas.

Investimento em popularização da ciência é alavancado por meio de editais da Fapesb

sexta-feira, 01/11/2024 - 14h20

Por Redação

Foto: Ernestoeslava/Pixabay

A Bahia tem mostrado um trabalho continuo na popularização da ciência desde o ano de 2023, ao investir cerca de R$ 9 milhões por meio de editais lançados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). 

 

Esses investimentos ampliam o acesso ao conhecimento científico, fomentar a pesquisa e a inovação tecnológica, além de promover a aproximação da ciência com a sociedade em geral.

 

Editais como: “Metaverso no 2 de Julho”, “Apoio à publicações científicas e tecnológicas” e “Apoio a eventos científicos e de popularização das ciências – Eventos/Popciências”, lançados pela Fapesb, são instrumentos importantes para fomentar a ciência e o conhecimento em diversas áreas.

 

O diretor-geral da Fapesb, Handerson Leite, avalia que a rápida expansão científica e tecnológica tem mudado a vida das pessoas. “A ciência e a tecnologia invadiram o cotidiano e não podem mais ser entendidas apenas pelas elites. Além disso, a população jovem, cada vez mais cedo, precisa se aproximar do mundo científico, pois o desenvolvimento dos países dependerá de pessoas altamente qualificadas. O processo de popularização da ciência é hoje uma importante ação desenvolvida pela Fapesb”, reforçou.

 

Para Eraldo Medeiros, professor do Programa de Pós-graduação de Ecologia e Evolução da Faculdade Estadual de Feira de Santana (Uefs), contemplado em um edital de popularização da ciência, a existência de editais como o Popciências Eventos, por exemplo, é essencial para garantir que a ciência chegue a todos os cantos da Bahia.

 

“No meu caso, que coordenei o II Colóquio de Botânica Cultural da Uefs, realizado na primeira semana de setembro, pude ver o brilho nos olhos de jovens e adultos ao ouvirem, de forma prática e informativa, as diversas interações que os seres humanos desenvolveram com o universo das plantas. Esse tipo de apoio é vital para mostrar que a ciência não é uma realidade inacessível e elitizada, mas sim uma ferramenta poderosa que pode ser compreendida e utilizada por todos. Além de inspirar futuras gerações de cientistas, essas ações fortalecem a relação da população com a ciência, promovendo uma visão mais crítica e informada sobre o mundo ao nosso redor”, destacou Medeiros.

Violência em Salvador: Corpo de motorista de aplicativo é encontrado no IML

sexta-feira, 01/11/2024 - 14h10

Por Redação

Foto: Thuane Maria/GOVBA

O corpo do motorista de aplicativo, Ademilton, foi encontrado pela família no Instituto Médico Legal (IML) nesta sexta-feira (1). Ele estava desaparecido desde a última quarta-feira (30).

 

O pai da vítima salientou, em entrevista ao Bahia Meio Dia, que o filho, de 27 anos, foi obrigado a dirigir um carro com homens armados depois de ser abordado enquanto trabalhava como motorista no bairro de Campinas de Pirajá, na capital baiana.

 

A Polícia Militar informou que realizava uma ronda no bairro do Cabula, quando tentou parar um carro suspeito na região. O veículo não obedeceu a ordem e efetuou disparos contra os policiais, que revidaram.  Na troca de tiros, Ademilton foi atingido e prontamente conduzido para o Hospital Roberto Santos, mas não resistiu aos ferimentos.

 

Os Policias Militares apreenderam submetralhadoras, revólveres, munições de fogo e um fardamento de camuflagem que estavam no veículo. 

Segurança financeira: Novas regras do Pix começam a valer nesta sexta

sexta-feira, 01/11/2024 - 14h00

Por Redação

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

A partir desta sexta-feira (1º), o Pix terá regras mais rígidas para garantir a segurança das transações e impedir fraudes. Transferências de mais de R$ 200 só poderão ser feitas de um telefone ou de um computador previamente cadastrados pelo cliente da instituição financeira, com limite diário de R$ 1 mil para dispositivos não cadastrados.

 

O Banco Central (BC) esclarece que a exigência de cadastro valerá apenas para os celulares e computadores que nunca tenham sido usados para fazer Pix. Para os dispositivos atuais, nada mudará.

 

Além dessa mudança, as instituições financeiras terão de melhorar as tecnologias de segurança. Elas deverão adotar soluções de gerenciamento de fraude capazes de identificar transações Pix atípicas ou incompatíveis com o perfil do cliente, com base nas informações de segurança armazenadas no Banco Central.

 

As instituições também terão de informar aos clientes, em canal eletrônico de amplo acesso, os cuidados necessários para evitar fraudes. Elas também deverão verificar, pelo menos a cada seis meses, se os clientes têm marcações de fraude nos sistemas do Banco Central.

 

As medidas, informou o BC, permitirão que as instituições financeiras tomem ações específicas em caso de transações suspeitas ou fora do perfil do cliente. Elas poderão aumentar o tempo para que os clientes suspeitos iniciem transações e bloquear cautelarmente Pix recebidos. Em caso de suspeita forte ou comprovação de fraude, as instituições poderão encerrar o relacionamento com o cliente.

 

PIX AUTOMÁTICO

 

Recentemente, o BC anunciou que o Pix Automático será lançado em 16 de junho de 2025. Em desenvolvimento desde o fim do ano passado, a modalidade facilitará as cobranças recorrentes de empresas.

 

Por meio do Pix Automático, o usuário autoriza, pelo próprio celular ou computador, a cobrança automática. Os recursos serão debitados periodicamente, sem a necessidade de autenticação (como senhas) a cada operação. 

Todo mundo vai ter que ceder nos cortes de gastos, diz Lira

sexta-feira, 01/11/2024 - 13h40

Por Folhapress

Foto: Lula Marques / Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirma que não é possível afirmar se o pacote de revisão de gastos em elaboração pelo governo Lula (PT) terá apoio ou não dos deputados antes de saber o que será proposto. Ele diz, no entanto, que nesse momento todos os envolvidos devem estar dispostos a ceder.
 

"Vai depender do que vier. Agora, o Congresso pode dizer, ‘olha, eu acho que ao invés de cortar aqui, era melhor cortar ali’. Ou ‘eu acho que essa medida pode ser mais efetiva naquele outro caminho’. Todo mundo na hora do corte tem que ceder. Não só aqui, não só ali", diz Lira em entrevista à Folha de S.Paulo.
 

"Vai ter que cortar? Corta proporcional, corta em determinado lugar que afete menos as pessoas que mais precisam. Naquele programa que é menos importante, preservando sempre aqueles que são mais incisivos na mudança da vida das pessoas. Acho que tem que ser por aí, uma regra geral para isso."
 

O presidente da Casa diz que ainda não foi consultado pelo Palácio do Planalto ou pela equipe econômica sobre detalhes do pacote. Ele afirma, no entanto, que "vem alertando para um problema sério" que é o impacto dos pisos de saúde e educação e também da vinculação ao salário mínimo dos benefícios da previdência nas despesas públicas.
 

"Não estou entrando no aspecto se é justo ou não. Só que eles aumentam a despesa e pressionam muito o discricionário [despesas que o governo pode ou não executar, de acordo com a previsão de receitas, como custeio e investimento]. A saúde no último ano aumentou R$ 50 bilhões. Isso pressiona todo o recurso discricionário do governo, investimento e tudo. O teto vai ser pressionado. O arcabouço está aí e tem que cumprir as metas", diz.
 

Lira também criticou indiretamente o governo, ao afirmar que é preciso tratar o assunto "de maneira eficaz" para evitar especulação. Nesta semana, o dólar fechou em forte alta, após declaração do ministro Fernando Haddad (Fazenda) de que não há prazo para o anúncio das medidas de contenção de gastos do governo e em meio a preocupações do mercado sobre as contas públicas do país.
 

"Para cumprir as metas, vai ter que cortar em algum lugar. Quando não diz quando, nem em que, tem problema de especulação de dólar, de juros, dessas coisas todas. Isso tem que ser tratado de maneira eficaz. O Haddad tem se esforçado", afirma.
 

Lira nega que o pacote de gastos possa prejudicar a conclusão da regulamentação da reforma tributária no Congresso, prioritária para o presidente Lula, afirmando que uma coisa "não tem vinculação com a outra". Desde o começo da tramitação da reforma tributária, o parlamentar tem atuado como uma espécie de fiador da proposta, em busca de uma marca emblemática para sua gestão à frente da Casa.
 

Questionado se esse era o seu legado na presidência da Câmara, o parlamentar reconhece que ela é "matéria importantíssima" que pode ser votada com ele à frente da Casa. "Que muitos tentaram, que quase ninguém acreditava e aconteceu, aconteceu legal. O dia da votação da PEC foi um dia de muito respeito daquele plenário com o tema e de muito orgulho dos parlamentares que votaram. Foi um grande feito do Congresso."
 

Na quarta (29), os deputados aprovaram o segundo projeto da regulamentação da reforma. Agora, os dois projetos do Executivo estão no Senado para serem analisados. No começo de outubro, após um mal-estar entre deputados e senadores, Lira e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), firmaram um acordo para que o primeiro texto fosse analisado até o fim deste ano. A ideia era que os senadores devolvessem a proposta à Câmara até novembro.
 

"Nós esperamos que o Senado tenha o seu tempo, o seu momento, suas discussões, mas que devolva [o primeiro projeto]. Ou não. É uma opção do Senado. De agora ou amanhã, mês que vem, ano que vem. Os mesmos líderes que votaram na Câmara vão estar esperando para recepcionar no tempo que for votado", diz.
 

Ao ser questionado se avalia ser possível que as duas propostas tenham suas votações concluídas até o recesso parlamentar, em dezembro, Lira diz que isso cabe ao Senado, uma vez que os deputados já analisaram os textos. Ele afirma que não há nenhum acordo com os senadores quanto ao mérito da proposta.
 

"Absolutamente nenhuma conversa, nem com o presidente nem com o relator sobre o mérito. As conversas que existiram foram do presidente Pacheco, em Nova York, quando ele pediu ao presidente Lula para retirar a urgência, [dizendo] que devolveria ela votada em meados de novembro. Agora já ouvi dizer que o dia 4 de dezembro é um prazo ousado. Então, mais uma vez, o tempo do Senado é dele."
 

Na Câmara, Lira atuou diretamente para barrar a inclusão das carnes na lista de produtos da cesta básica nacional, que terão alíquota zero, alertando para o alto impacto que isso traria na alíquota padrão dos novos tributos, mas foi voz isolada. Os deputados acabaram incluindo a proteína no texto e uma trava, para que essa alíquota não ultrapassasse os 26,5%.
 

O presidente da Câmara diz que naquele momento não houve condições políticas de barrar a inclusão da carne, mas afirma que se o Senado alterar esse ponto, isso possa ter gerar uma nova discussão na Câmara.
 

"O que restou foi a trava, a gente alertou. Mas quando os dois lados queriam defender a proteína, naquele momento não houve condição política. A Câmara votou e o impacto é significativo. O Senado vai poder se debruçar sobre isso, vamos ver como é que se comporta lá. Se eles mantiveram, vai ter que ajustar na trava. Se modificarem, pode ser que tenha uma rediscussão na Câmara."

Operação Força Total prende 25 pessoas em flagrante na Bahia

sexta-feira, 01/11/2024 - 13h20

Por Redação

Foto: Divulgação / DCS / PM-BA

Em sua 34ª edição, a Operação Força Total, realizada na quinta-feira (31), registrou 25 prisões em flagrante e 17 apreensões de armas de fogo ao longo das 24h de duração na Bahia.

 

Também foram localizados 17 foragidos da justiça, apreendidos 3 adolescentes flagrados em atos infracionais e recuperados 14 veículos com restrição. Tais resultados demonstram, de forma inequívoca, o empenho da tropa e a ação integrada de todas as unidades da corporação. 

 

“Demonstramos, através da atuação abnegada de nossos policiais militares e da coordenação de nossas ações, que compreendem todas as unidades da corporação, o compromisso da PMBA com a segurança pública e a proteção de toda a população baiana”, destacou o coronel Paulo Coutinho, comandante da Polícia Militar da Bahia.

 

Em 34 edições, já foram apreendidos 1.211 criminosos em flagrante e 748 armas de fogo, localizados 447 foragidos da justiça, apreendidos 189 adolescentes e recuperados 537 veículos com restrição de furto/roubo.