Plano de corte de cargos e de despesas de Tarcísio começará por Detran e Gestão
O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e a Secretaria de Gestão e Governo Digital foram escolhidos pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) como primeiros órgãos a passarem pela reforma administrativa aprovada neste ano para reestruturar cargos em comissão.
A reforma faz parte do programa São Paulo na Direção Certa, lançado em maio, que inclui também revisões de benefícios fiscais, extinções de órgãos e renegociação de dívidas com a União. A ideia, segundo o governo, é tornar a gestão mais enxuta e eficiente.
Na Secretaria de Gestão, a redução de cargos em comissão será de 16%, de 356 para 297, e, no Detran, de 20% (de 1.177 para 930), entre exonerações e extinção de postos atualmente desocupados.
Os decretos para o início das reestruturações nas duas pastas foram publicados na quarta-feira (14) no Diário Oficial, com vigência da reformulação a partir de 1º de janeiro de 2025.
Caio Paes de Andrade, secretário de Gestão, diz que assim se inicia “um capítulo importante na modernização administrativa”.
“A secretaria tem uma função primordial e transversal em três pilares básicos, pois elabora as regras gerais do Estado paulista em gestão pública, transformação digital e gestão de pessoas”, afirma.
Segundo o governo estadual, a administração paulista era regida por 12 leis, com 207 níveis de cargos em comissão e 175 remunerações distintas, o que provocava diferenças salariais entre cargos idênticos. Com a padronização da reforma, haverá uma única legislação e 18 níveis de cargos em comissão.
Guilherme Seto/Folhapress