SAC Pituaçu amplia capacidade de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN)
O SAC Pituaçu ampliou sua capacidade de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) de 600 documentos por semana para 1.325. A Rede SAC, em parceria com o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), disponibilizará 725 novas vagas semanalmente para a CIN. O atendimento para confecção do documento iniciará na próxima segunda-feira (2/12), via marcação prévia pelo portal ba.gov.br. Mas vagas para agendamento já estão disponíveis nesta sexta-feira (29/11) no endereço do www.ba.gov.br.
A Rede SAC e o IIPM estão expandindo a capacidade de emissão da Carteira de Identidade Nacional para atender a grande procura da população pelo documento. A CIN já está sendo emitida em todas as 90 unidades do SAC, distribuídas pelo Estado, além de também está sendo expedida nas carretas do SAC Móvel, unidades itinerantes da Rede.
O Posto SAC, situado noTerminal de Integração Pituaçu, localizado em uma das entradas do Centro Administrativo da Bahia (CAB), vai passar a utilizar uma unidade provisória, com seis novos guichês de atendimento. A unidade tem capacidade de emitir 145 Carteiras de Identidade Nacional por dia, totalizando 725 por semana.
O atendimento para emissão do documento no Posto de Pituaçu será das 7h às 16h, semanalmente de segunda a sexta-feira. Importante ressaltar que os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC para trocar o antigo documento de RG pela CIN. O padrão antigo (RG) tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032.
“Estamos fazendo um esforço grande para atender a demanda da população, expandindo nossa capacidade de atendimento, mas é importante salientar que não há necessidade de uma corrida aos postos SAC para emitir o CIN”, destacou Edelvino Góes, titular da Secretaria da Administração, responsável pela gestão da Rede SAC.
A primeira via da Carteira de Identidade Nacional é totalmente gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para emissão da CIN, será necessário apresentar somente a certidão original de nascimento ou de casamento.
Uma novidade da CIN é que o documento possui uma versão digital que estará disponível no https://www.gov.br três dias após a impressão. No documento online, será possível incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.
Na versão digital também podem ser adicionadas condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, a partir da apresentação de relatório médico; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão. Outra novidade é a possibilidade de inclusão do nome social, caso haja mudança de nome na certidão de nascimento.
A CIN terá validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada. A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), através do SAC. Para outras informações, a Saeb disponibiliza o site institucional (www.saeb.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).