Salvaddor: Ainda em processo de debate com partidos, Bruno Reis recebe sugestão para criação de pasta para o PDT; saiba mais

Salvaddor: Ainda em processo de debate com partidos, Bruno Reis recebe sugestão para criação de pasta para o PDT; saiba mais

Diante de um processo de restruturação na prefeitura de Salvador, o prefeito Bruno Reis (União) pode ter mais uma ferramenta de atuação na cidade. Informações chegadas ao Bahia Notícias indicam que uma sugestão foi feita ao gestor, para a criação de uma nova pasta, sendo destinada ao PDT. 

 

Lideranças do partido sinalizaram que a medida traria um espaço para o partido sem movimentar outros aliados. A ideia seria de ter uma secretaria ou empresa, focada para eventos esportivos, transporte, ecologia e questões ambientais, turismo e indústria, voltadas para a Baía de Todos-os-Santos. A sugestão já teria sido passada ao prefeito. Entretanto, o prefeito viaja para a África, mais precisamente ao Benin, onde tem encontros políticos no país, postergando decisões sobre a gestão. 

 

Apesar da incerteza com relação à reforma, a possibilidade de criar a pasta ainda não teria sido descartada. Até o momento, Bruno Reis indicou apenas a criação da Secretaria de Prefeituras-Bairro, que já existia com outro caráter, ganhando agora o peso de uma secretaria. Além disso, Bruno conseguiu a aprovação de um instituto para atender a população das pessoas com deficiência. 

 

Ainda em 2024, a cúpula do PDT da Bahia ficou de ser chamada pelo prefeito de Salvador para tratar do espaço do partido na reforma administrativa que o chefe do Palácio Thomé de Souza. Bruno já sinalizou que serão mudanças pontuais, mas é considerado certo que haverá uma rearrumação envolvendo os pedetistas. 

 

A primeira e única troca realizada até o momento foi na secretária municipal de Reparação (Semur). Como adiantado pelo Bahia Notícias, Isaura Genoveva assumiu o posto no lugar de Ivete Sacramento, que esteve à frente da pasta por 12 anos e foi responsável por importantes avanços na construção de políticas públicas voltadas para a igualdade racial e o combate à intolerância religiosa em Salvador, como o Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa. 

 

 

 

MÉTODO NA MUDANÇA 

As alterações de Bruno teriam uma "forma". Da atual gestão dois nomes teriam “prioridade” na manutenção do posto. Aliados de primeira hora do atual prefeito, a secretária da Fazenda Giovana Victer e o chefe da Casa Civil Luiz Carreira já teriam ouvido do prefeito que se mantêm nos cargos. A “garantia” teria sido feita por um período específico, onde Bruno os manteria por ao menos dois anos de seu novo mandato, podendo “rever” a decisão para 2027, como já revelado pelo BN. 

 

 

 

 A “promessa” do novo secretariado foi de direcionar pelo menos dois vereadores para secretarias. O primeiro nome seria do União Brasil, ainda dependendo da definição da pasta para a escolha do nome, já que quatro edis estariam sendo cotados e a pasta impactaria diretamente na escolha. O outro vereador seria do Republicanos, que manteria o atual cenário.