Salvador: Escolha para sucessão de Pedro Tourinho na Secult segue afunilada entre dois nomes; saiba mais
Com a saída iminente de Pedro Tourinho, a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) tem nesse momento conversas afuniladas entre dois nomes para assumir o comando da pasta. Interlocutores do Palácio Thomé de Souza procurados pelo Bahia Notícias indicaram que a escolha do prefeito Bruno Reis (União) não deve fugir de quadros que já foram previamente ventilados pela imprensa: a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) ou o subsecretário da Secult Walter Pinto.
Ainda conforme apuração da reportagem, até o momento Bruno não indicou aposta em um terceiro nome e hoje a balança penderia mais para Ana Paula, com foco na bagagem que ela pode acumular em diferentes setores da gestão pública municipal.
No entanto, uma das fontes indica que, independente do escolhido para a titularidade da Secult, ambos precisam seguir para que a gestão "não deixe a peteca cair" na área de atuação da secretaria. Isto é, caso a vice-prefeita comande a pasta, a defesa é pela manutenção de Walter como subsecretário.
Nos bastidores, Walter é visto como um quadro técnico experiente, e já vinha sendo preparado pelo próprio Pedro Tourinho para eventualmente assumir o protagonismo da Cultura e do Turismo soteropolitano.
A Secretaria de Cultura é apenas uma das pastas que deve passar por mudanças na reforma administrativa promovida por Bruno Reis. Segundo o prefeito, não há pressa para concretizar as alterações, mas elas são necessárias para realizar "ajustes" e oxigenar os quadros públicos.
Apesar da tranquilidade do gestor, Pedro Tourinho indicou que seu último ato como secretário deve ocorrer até o dia 15 de janeiro, com a assinatura da ordem de serviço de requalificação da sede do Ilê Aiyê, localizada na rua Direta do Curuzu.
A definição deve se desenhar de forma mais clara a partir do dia 12 de janeiro, quando o prefeito Bruno Reis retornar de uma viagem internacional ao Benin, país na África Ocidental.
FUTURO DE PEDRO TOURINHO
A saída de Pedro Tourinho da Secult foi antecipada pelo Bahia Notícias ainda no início do mês de dezembro do ano passado, com o indicativo de retorno de Tourinho para a iniciativa privada.
Agora, a perspectiva é que ele alterne sua agenda entre Salvador e o eixo Rio-São Paulo. No setor privado, Tourinho obteve destaque com a agência de comunicação, a SOKO e o grupo MAP Brasil, onde recebeu premiações nos últimos anos e teve clientes nacionais em seu portfólio.