Estado promove Dia D e oferece serviços para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
“Hoje é um dia muito importante. Um dia, realmente, que a gente busca a inclusão. Alguns procuram se recolocar no mercado de trabalho ou então uma vaga melhor. Esperamos que tenham boas vagas, boas oportunidades para todos”. Foi com essa esperança de encontrar uma nova colocação na área administrativa, que Joseval Rosa procurou o SineBahia nesta quinta-feira (7), durante a 10ª edição do Dia D – Dia de Inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD). O atendimento exclusivo para este público ocorre na Unidade Central do SineBahia, localizada no Terminal Pituaçu, em Salvador.
A ação, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), tem o objetivo de facilitar o acesso de pessoas com algum tipo de deficiência ao mercado de trabalho, como destaca a coordenadora estadual da rede SineBahia, Kadine Bárbara. “A gente espera que tenha sucesso no encaminhamento, mas também nessa inclusão, porque a gente entende que, de fato, a empregabilidade é o mais importante para as pessoas com deficiência, porque ser inseridas no mercado de trabalho, traz cidadania, dá dignidade às pessoas para que ela busque fazer o que ela quiser”.
Aproximadamente 15 empresas oferecem quase 200 vagas. A expectativa é que sejam feitos 300 encaminhamentos de trabalhadores. Um diferencial desta edição é que sete destas companhias já estão no local selecionando os candidatos. Os atendimentos também podem ser feitos no Centro de Atendimento Profissional de A a Z (Capaz), no SAC do Shopping Barra.
Thauan Santana é PcD e busca uma colocação para engenheiro de segurança do trabalho ou engenheiro ambiental. De acordo com ele, os PcDs têm muita dificuldade em conseguir um posto de trabalho e esse atendimento exclusivo do SineBahia é uma grande chance para se recolocar no mercado. “O que eu estou percebendo em relação as vagas, porque eu tenho curso superior e pós-graduação, é que estão aparecendo de auxiliar administrativo, recepcionista. Vagas para curso superior é muito difícil ver. A expectativa é 100%, com fé, sempre vai dar certo”.
Também são disponibilizados diversos serviços gratuitos como cadastramento e atualização cadastral, vacinação, orientações do INSS e do Detran, emissão do Passe Livre e da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. A Superintendência de Desportos do Estado (Sudesb), autarquia também vinculada a Setre, presta informações sobre programas e eventos esportivos para PcDs.
A iniciativa conta com a parceria das Secretarias de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), da Administração (Saeb) e da Saúde (Sesab); Superintendência Regional do Trabalho (SRTE); Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e Ministério Público do Trabalho (MPT). A intenção é promover a inserção de trabalhadores e trabalhadoras com algum tipo de deficiência e profissionais reabilitados pelo INSS no mercado de trabalho.
Documentação necessária – Para ter acesso aos serviços, os trabalhadores precisam ficar atentos aos documentos que devem ser apresentados. Os interessados nas vagas de emprego devem levar RG, CPF, Comprovante de Residência e Carteira de Trabalho (CTPS). Para os beneficiários reabilitados do INSS é imprescindível apresentar ainda o Certificado de Reabilitação Profissional emitido pelo INSS.
Cadastro de vagas – Uma boa oportunidade para os empresários que têm interesse em contratar Pessoas com Deficiência e/ou Beneficiários Reabilitados do INSS. A participação pode ser através da disponibilização de vagas de emprego para o público contemplado pelo Dia D.
Repórter: Anderson Oliveira