Feira de Santana: abertura do TJ-BA Mais Perto na Comarca fortalece laço entre magistrados e servidores
“Vou fazer 20 anos de magistratura e nunca vi algo parecido. Estou extremamente feliz porque todas as nossas demandas foram ouvidas e atendidas.” A fala é da juíza Lina Falcão, diretora do Fórum Desembargador Filinto Bastos, da Comarca de Feira de Santana. Sem fazer questão de esconder o contentamento, a magistrada acrescentou: “Sem dúvida, isso vai impactar no serviço oferecido para o cidadão”.
A felicidade da juíza era algo comum de se ver entre os demais integrantes do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) de Feira de Santana, ao receberem o Projeto TJBA Mais Perto, na quarta (16) e na quinta-feira (17).
Fórum pintado, reformas, visitas dos secretários às unidades e capacitações fizeram parte dos dois primeiros dias de programação. Na sexta-feira (18), a Presidente do Judiciário, desembargadora Cynthia Resende, fecha as atividades com a inauguração do segundo polo descentralizado da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp), além de reuniões com magistrados, servidores e advogados, assim como o oferecimento dos balcões de serviços.
“Tem sido um comentário geral entre os colegas de que percebemos uma virada de chave muito grande, uma interlocução próxima da administração superior com os juízes. Percebemos que, de fato, a gestão da Desembargadora Cynthia tem o olhar voltado ao Primeiro Grau. É um momento ímpar e nos traz um conforto muito grande, porque no interior nos sentimos muito longe das melhorias que vemos na capital”, avaliou a juíza da 3ª Vara Cível, Ely Esperon.
Capacitações – “Estratégias para ampliação da produtividade com ferramentas de tecnologia e informação” e “Cultivando motivação e pertencimento” foram as palestras oferecidas para magistrados e servidores na quinta-feira (17), no turno matutino. A primeira explanação ficou a cargo da servidora Letícia Lima, lotada na Diretoria de Primeiro Grau.
Renata Rezende, palestrante que trabalha com desenvolvimento humano, falou sobre a importância de se entender o que faz, o porquê e como podem ajudar a transformar a sociedade e entregar um trabalho de extrema qualidade. “Entendo que o servidor serve, está aqui em prol de um bem enorme; então, ele, também, precisa ser cuidado e precisa entender a importância dele e da profissão”, disse.
“Como levar a disciplina e o propósito para o ambiente de trabalho foi o que mais me chamou atenção na palestra”, compartilhou o servidor Márcio Gonçalves, da 3ª Cível, sobre a segunda explanação.
As capacitações buscam auxiliar os participantes no desenvolvimento pessoal e profissional e são oferecidas por meio da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp).
A secretária judiciária, Dilcema Almeida, e as servidoras Liz Oliveira e Larissa Silva ensinaram sobre o sistema de apoio a perícias judiciais. Para encerrar o dia, a consultora jurídica, Mônica Garrido, ficou à frente de um bate-papo sobre Plano de Cargos e Salários e Vencimentos, processos de aposentadorias e averbação, gestão de férias vencidas, entre outros.