Lançamento da pré-candidatura de Caiado a presidente pode acirrar divisões internas no União Brasil; evento deve ocorrer em Salvador
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, planeja lançar sua pré-candidatura à Presidência da República nos próximos meses, em um evento de grande porte previsto para ocorrer em Salvador entre fevereiro e março. A iniciativa promete acirrar as divisões internas no União Brasil, partido marcado por disputas entre alas pró e contra o governo Lula.
O evento deve reunir deputados, senadores e prefeitos. Os outros três governadores da sigla também devem ser chamados: Mauro Mendes (MT), Marcos Rocha (RO) e Wilson Lima (AM). No entanto, duas ausências são dadas como certas: os ministros Juscelino Filho (Comunicações) e Celso Sabino (Turismo), alinhados à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A participação de outros líderes importantes do partido ainda é incerta. Entre os nomes em dúvida estão Davi Alcolumbre (AP), cotado para a presidência do Senado, o baiano Elmar Nascimento, líder da bancada na Câmara, e Milton Leite, presidente da legenda em São Paulo. A articulação para o evento está sendo conduzida por Caiado, com o apoio da direção nacional do partido. As informações são da Folha de S.Paulo.
O racha interno no União Brasil já é perceptível em outras frentes, como na disputa pela liderança da bancada na Câmara a partir de 2025.